Crônicas

Amenidades e modismos

Pesquisa realizada pela Universidade de Vila Velha revelou que mudar o visual é sonho de 93% das capixabas. Sou antiga mas não desatualizada, já fui mais avançada, hoje prefiro a discrição e nem é por uma questão de idade e sim de bom senso.

Por: Marilene Depes em 2 de agosto de 2022

Pesquisa realizada pela Universidade de Vila Velha revelou que mudar o visual é sonho de 93% das capixabas. Sou antiga mas não desatualizada, já fui mais avançada, hoje prefiro a discrição e nem é por uma questão de idade e sim de bom senso.
Falando de modismos, comecei a observar que pela manhã, em algumas farmácias, as mulheres estão todas maquiadas, maquiagem pesada e os homens ao natural. E penso, por que só as mulheres têm que se submeter, o que para mim seria um sacrifício? A maquiagem não surge espontaneamente, portanto elas devem chegar bem mais cedo para o ritual. E que às vezes nem embeleza, devido ao exagero e ao horário inadequado.
Me desculpem, mas moda a ser seguida é a que nos embeleza e nos deixa com aspecto natural. Sobrancelhas pretas, grossas, artificiais, em hena ou pigmentadas, similares as asas das graúnas, deixam as feições pesadas. Cílios postiços ficam bem numa maquiagem mais apurada e para eventos à noite, os que são colados fio a fio e exageradamente grandes, como pincéis sobre os olhos, não embelezam, duram pouco e logo ficam falhados e antiestéticos.
Procedimentos rejuvenescedores devem apenas rejuvenescer, manter a harmonia e não transformar as feições, uma boca de Angelina Jolie fica bem nela, eu que nunca tive beiçola ficaria similar a um peixe. Unhas cuidadas curtas ou longas, pintadas ou não, sempre levando em consideração que garras pertencem as aves de rapina.
Com o advento da pandemia, pelo receio de frequentar os salões de beleza e talvez por comodismo, surgiu a onda dos cabelos brancos. Os cabelos são a moldura do rosto, e entre os coloridos, com mechas, fios dourados, o branco só adiciona idade. Gosto de pintar meus cabelos, é um processo simples cujo resultado me dá grande satisfação. Os mega hair são úteis para acrescentar quantidade aos cabelos ralos, mas se exagerados em volume e comprimento resulta num aspecto artificial. O cabelo natural das mulheres negras, sem alisamentos e chapinhas, encanta, além de emoldurar perfeitamente eles simbolizam o orgulha da cultura e da raça.
Moda e beleza são sinônimos de simplicidade e discrição. Cada um é livre em suas escolhas, porém eu tento seguir o que me melhore, se for para piorar tô fora!