Bichos
Banho em pets no frio? Saiba o que os veterinários recomendam
Especialistas recomendam que os banhos sejam feitos em locais especializados, pois possuem estrutura e conhecimento para um banho seguro. Há centros de estética pet que possuem climatizadores de ambiente.
Por: Redação em 2 de agosto de 2021

Quando chega o frio é muito comum tutores deixarem seus pets por longos períodos sem banho, principalmente aqueles cães e gatos que não gostam de água. Mas é preciso lembrar que tomar banho e aparar os pelos são essenciais para a manutenção da saúde e da higiene dos pets.
“Dar banho em cães e gatos no frio não faz mal, desde que os cuidados necessários sejam adotados para garantir o bem-estar do animal”, explica Thaís Matos, médica veterinária da DogHero. Segundo a profissional, conforme as temperaturas caem, certos cuidados são fundamentais para que os pets não sofram com a mudança brusca de tempo, principalmente em relação ao banho.
De acordo com a médica veterinária e Gerente de Comunicação Científica da Royal Canin, Natália Lopes, é recomendado diminuir a frequência de banhos durante essa estação. “Opte por banhar o animal apenas nos dias ensolarados, em que a temperatura está mais quente. Durante o inverno, a lavagem deve sempre ser feita com água morna e seguida de secagem”, ensina.
Por isso, especialistas recomendam que os banhos sejam feitos em locais especializados, pois possuem estrutura e conhecimento para um banho seguro. Há centros de estética pet que possuem climatizadores de ambiente, por exemplo. Os secadores também possuem uma potência maior e uma temperatura adequada, que secam a pelagem mais rápido, sem irritar a pele do animal.
O pet pode desenvolver doenças respiratórias, como a gripe canina, ou doenças dermatológicas caso não seja secado corretamente. “Caso o tutor não possa levar o pet com muita frequência, recomendamos o banho a seco para conservar a limpeza”, indica a Cleiser Kurashima, veterinária e diretora de marketing da Pet Society.
Ainda segundo Cleiser, não existe uma frequência ideal para os banhos, tudo dependerá da necessidade de cada pet. Se ele estiver em tratamento dermatológico, por exemplo, talvez tenha que ser banhado mais de uma vez na semana com produtos específicos. Para manter a higiene saudável dos pets, o mínimo de intervalo recomendado é de 7 dias.
Já para as tosas, o ideal é que sejam evitadas durante o inverno. Segundo Thaís Matos, o pelo do pet serve como isolante térmico e desta maneira o protege nos períodos mais frios. Uma alternativa é manter apenas a tosa higiênica como forma de facilitar a higiene do animal neste período.

Confira outras dicas dadas pelas veterinárias para cuidar do seu pet no frio:
1. Secar com o secador doméstico somente se ele tiver a opção de temperatura morna e nunca aproximando muito o jato de ar da pele. Jamais deve-se secar o pet com o secador quente, pois sua pele é muito sensível.
2. Colocar roupinha somente se a pelagem estiver 100% seca. Do contrário, a pelagem úmida cria um ambiente ideal para a proliferação de fungos.
3. A temperatura da água tem que ser de morna para fria. Nunca quente, pois a água quente além de irritar a pele, pode ressecá-la.
4. Para garantir a secagem no inverno, uma dica é deixar o pet um pouco exposto ao sol para que se aqueça e também para garantir que a pelagem fique seca por completo (nos dias de muito calor, evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes).
5. Para evitar que a água entre nos ouvidos, tutores mais habilidosos e com pets calmos, podem apenas apertar as orelhas contra a cabeça, no momento de molhar a cabeça, evitando a entrada de água. Outra opção é usar algodões hidrofóbicos, ou seja, aqueles que repelem água e que são diferentes daqueles brancos que usamos em casa normalmente, que são hidrófilos.
6. Para a higienização dos ouvidos, podemos usar algodão (hidrófilo) ou gaze, juntamente com produtos específicos.
7. Assim que o pet sair da água, é indispensável envolvê-lo em uma toalha para retirar o excesso de água.
8. Por conta do atrito com as roupinhas, os animais podem sofrer com a formação de nós, principalmente em cães de pelagem longa, o que pode facilitar a proliferação de fungos e de bactérias. Por isso, a escovação diária é importante, para remover os nós e manter a pelagem e a pele saudáveis.
9. O cuidado com os olhos é fundamental. Evite que o ar e a água quente siga na direção dos olhos.
Fonte: Banho em pets no frio? Saiba o que os veterinários recomendam – Casa e Jardim | Pets (globo.com)