Saúde
Coronavírus: Cachoeiro recebe nova fase de inquérito sorológico
A partir dessa testagem de uma amostra da população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizadora da pesquisa, conseguirá fazer uma projeção do número de pessoas que já tiveram contato com o vírus.
Por: Redação em 27 de julho de 2020
Cachoeiro de Itapemirim é um dos municípios que participará da nova fase do inquérito sorológico para identificar pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Espírito Santo.
De segunda (27) a quarta-feira (29), das 8h às 16h, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) farão testes rápidos em moradores de 13 regiões.
A partir dessa testagem de uma amostra da população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizadora da pesquisa, conseguirá fazer uma projeção do número de pessoas que já tiveram contato com o vírus.
Para essa primeira etapa em Cachoeiro, foram disponibilizados 660 testes. As equipes da Semus visitarão os seguintes bairros e distritos, definidos pela Sesa: União, Aquidaban, Nossa Senhora da Penha, Zumbi, São Luiz Gonzaga, Coramara, Valão, Recanto, Gilson Carone, Amaral, Itaoca, Conduru e Soturno.
Para aplicação do inquérito, os profissionais, devidamente equipados, realizarão sorteio para a escolha da casa e do morador que fará o teste e responderá a um questionário, com perguntas sobre sintomas – como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade de respiração – e doenças crônicas.
Caso o morador selecionado teste positivo, os profissionais farão o encaminhamento necessário do paciente de acordo com sua situação clínica: se estiver assintomático, orientação de isolamento domiciliar; se apresentar sintomas, recomendação para que procure o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) ou alguma Unidade Básica de Saúde, em casos mais simples. Além disso, os demais moradores do imóvel serão testados.
“Na primeira fase do inquérito sorológico no município, que aconteceu em quatro etapas, entre maio e junho deste ano, foram realizados 1.600 testes. Agora, em parceria com a Sesa, daremos continuidade a essa pesquisa, que é uma ferramenta importante para as ações de controle da Covid-19 em Cachoeiro”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.