Saúde

Eles inovam para não deixar ninguém parado

Profissionais da Educação Física apresentam alternativas nesse período de pandemia em que as academias estão fechadas

Por: Redação em 25 de maio de 2020

Fotos: Wallace Hull

 

 

Desde o início da pandemia do coronavírus, diversos setores que movimentam a economia buscaram soluções para que seus clientes não ficassem desemparados. Isso vem acontecendo em todos os segmentos, desde lojas de roupas até padarias e supermercados. No entanto, as academias continuam impossibilitadas de funcionarem, mas isso não significa que eles estão parados. Pelo contrário. A criatividade tem sido uma aliada para que as pessoas não acabem ficando no sedentarismo.

Vitor Faria de Oliveira, sócio proprietário da Academia Of, disse que é preciso se reinventar. “Antes, o nosso desafio era incentivar os alunos a irem para a academia. Agora, buscamos meios de incentivá-los e não deixar que desanimem em casa. Para isso, estamos utilizando as redes sociais, promovendo lives e vídeos com aulas e dicas de exercícios”, comentou.

Ele disse também que muitas pessoas que antes não praticavam atividade física, com a pandemia, decidiram começar. “Orientamos aos mais novos adeptos que antes de iniciarem quaisquer atividades, procurem orientação de um Profissional de Educação Física. Muitos profissionais, estão promovendo instruções e aulas online, inteiramente sem custo. Sabemos que a atividade física é de extrema importância, ajuda a aumentar a disposição, fortalece os músculos e o sistema imunológico, além de auxiliar no combate ao sedentarismo, contra o estresse, no controle da hipertensão, entre outros benefícios à saúde”, alertou Vitor.

Vitor Faria de Oliveira, sócio proprietário da Academia Of

 

E mesmo em meio a toda essa dificuldade, ele garante: “quando fazemos o que amamos fica fácil incentivar e ajudar os alunos a manterem a vida ativa neste difícil momento de isolamento social”.

O personal trainer Jednho Brito acredita que as vídeo-aulas tem um efeito muito positivo, que vão além de manter a forma física. “Mesmo em meio a resistência de alguns, estamos disponibilizando treinos em plataformas on-line e obtendo bons resultados. Confesso que o maior dele não é visível, que é o mental. Contribuímos diariamente para que o aluno encare o momento mais leve, otimista e sem oscilação de humor”, disse.

 

Personal trainer Jednho Brito

 

E acrescentou: “o sentimento de bem estar que o treino traz tem sido terapêutico nesse momento e isso é o que a gente escuta dos nossos alunos, que estão cada vez mais atentos a qualidade de vida, a imunidade, ao controle do estresse e alívio das tensões, que tem sido muitas”.

Na crise, crie

Em todo momento de crise, é possível encontrar oportunidades. E é o que esses profissionais estão fazendo: criando mecanismos de superação das dificuldades.

Para Rubens Prates, proprietário da Academias Prates, é um período delicado para empresa e os funcionários, mas é oportunidade para refletir. “Tem sido difícil, mas é momento de mudança na forma de viver como empresa e como pessoa. Momento de evoluir. O mercado não vai continuar o mesmo depois disso. Na verdade, já iria mudar, mas a pandemia acelerou esse processo. Estamos aproveitando para evoluir, buscando atualização dos nossos produtos e serviços”, comentou Rubens.

Diante dessa impossibilidade de abrir a academia, ele está focando no digital. “Estamos dando aula personalizadas on-line, tanto gravadas, como lives, através de encontro por aplicativo na internet. Estamos lançando treinos também no canal do YouTube, chamado Casa Prates. Então, é através do YouTube e do Instagram que estamos conectados com nossos alunos diariamente”, acrescentou Rubens.

Rubens Prates, proprietário da Academias Prates

 

Para Lucas Coelho, proprietário da Corpo e Mente Academia, “onde há crise, há oportunidades”. “Não adianta ficar colocando culpa em crise ou situações. Precisamos no reinventar e pensar nas oportunidades geradas de acordo com as necessidades das pessoas. Um fator que considero fundamental e vem acontecendo com muita frequência é a manutenção do relacionamento com os alunos virtualmente. Vários profissionais estão postando dicas de treino para realizar em casa e fazendo lives ao vivo (exercício utilizando apenas o próprio corpo ou poucos recursos, dança, zumba etc), a fim de, levar atividade física até o aluno de forma gratuita”, comentou Lucas.

Lucas disse também que “cresceu muito a procura por atendimento personalizado individual, em dupla ou em pequenos grupos, podendo ser realizado ao ar livre ou na residência do aluno. Outra forma de atendimento que já vinha ganhando espaço e agora disparou foi o sistema de consultoria à distância. O objetivo é estar sempre orientando e dando suporte de alguma forma para que o aluno não perca o foco e continue cuidando da saúde”.

Lucas Coelho, proprietário da Corpo e Mente Academia