Saúde

Fevereiro Laranja: Hospital Evangélico de Cachoeiro (Heci) traz conscientização

A leucemia é um tipo de câncer, particularmente das células do sangue, iniciando na medula óssea, caracterizada como “crônica” ou “aguda”, de acordo com a velocidade em que a doença se desenvolve.

Por: Redação em 8 de fevereiro de 2023

Dr André Sena Hematologista

 

Em apoio à campanha Fevereiro Laranja, o Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI), reforça a importância da conscientização para a prevenção, o diagnóstico e o combate à leucemia, um tipo de câncer do sangue.

A leucemia é um tipo de câncer, particularmente das células do sangue, iniciando na medula óssea, caracterizada como “crônica” ou “aguda”, de acordo com a velocidade em que a doença se desenvolve.

A doença está entre as 10 neoplasias mais frequentes, e, segundo dados de registro hospitalar, entre 2018 e 2021 foram registrados 224 novos casos de leucemia, sendo que 54,02% são homens e 45,98%, mulheres.

O hematologista, André Sena alerta: “Fraqueza e anemia são as queixas mais comuns de pacientes com indicativo da doença. Alguns sinais podem ser percebidos pelo paciente, como o sangramento nasal, gengival e manchas roxas (equimose) pelo corpo”.

Muitas pessoas acreditam que a anemia pode evoluir para leucemia, o fato é que a anemia é um dos sintomas dos pacientes com leucemia e, por esse motivo, é necessário realizar exames específicos regularmente.

De acordo com André Sena, os principais fatores de risco são exposição ao benzeno (substâncias químicas que contem benzeno) e a radiação.

Tratamento da doença

A leucemia aguda é aquela que precisa de diagnóstico e internação rápida, é tratada com várias drogas de quimioterapia, às vezes seguida por transplante de medula óssea, já a leucemia crônica é tratada ambulatorialmente, na maior parte com medicação oral. Hoje já existem drogas novas, utilizadas na terapia-alvo, que atingem diretamente as células doentes, sem atingir as células saudáveis.

“O hematologista é o médico que vai decidir a melhor opção de tratamento, de acordo com o grau da doença e as condições do paciente, bem como seus possíveis efeitos colaterais”, afirma Sena.

 Referência

Hospital Evangélico de Cachoeiro é referência em atendimento Oncológico, com equipamentos de ponta e uma equipe altamente qualificada, atende pacientes de todo o Estado do Espírito Santo e demais federações, como exemplo, pacientes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Vale frisar, que mais de 90% dos atendimentos são pelo SUS, mas o serviço também é ofertado aos principais planos de saúde e particular.