Crônicas

Fujamos dos Pessimistas

O pessimista tem a capacidade de jogar um balde de água fria para apagar todas as esperanças que nos restam.

Por: Marilene Depes em 24 de agosto de 2020

 

Estamos vivendo uma grave crise no país e no mundo, as pessoas andam angustiadas por conta da pandemia, o desemprego grassa, a insegurança é uma realidade assustadora, o dinheiro desvaloriza e as contas só aumentam, e por aí vai. Sabemos disso tudo, mas reclamar resolve alguma coisa? Estamos enfrentando dificuldades, porém tolerar pessoas que só veem o lado negativo da situação é ainda pior do que a própria crise.
O pessimista tem a capacidade de jogar um balde de água fria para apagar todas as esperanças que nos restam. Ele não tem previsão de futuro e espalha notícias catastróficas por onde passa. No meio de uma crise a esperança é um alento, que nos mantém confiantes. Já o pessimismo cria um turbilhão de insatisfações que torna ainda maior a adversidade e não ajuda em nada, só desagrega o humor das pessoas. Em geral fugimos de quem só comunica mazelas. O infeliz está no fundo do poço e busca encontrar quem queira lhe fazer companhia, não quer afundar sozinho e agarra quem está no entorno.
Você é vacinado contra esse tipo de gente que contamina os ambientes? É fácil detecta-los. Narre uma vitória que alcançou, fale de um bem de consumo que adquiriu, elogie um restaurante que frequenta, conte os detalhes de uma festa maravilhosa que participou, comente sobre a união da sua família ou sobre um filme que achou excelente. O pessimista raramente lhe ouvirá até o fim, porque já no início da sua fala ele está se armando para lhe contradizer. O pessimista não consegue ser feliz e detesta ver a felicidade alheia.
As previsões reais são negativas, mas é a oportunidade para criarmos todos os mecanismos possíveis para que não caiamos no abismo. É a época ideal para buscar alternativas e inovarmos os nossos padrões de conduta. É natural que procuremos sempre a luz no meio da escuridão, como é natural que busquemos nos relacionar com quem é capaz de transmitir vida e esperança. E em meio à crise ou em qualquer ocasião, é importante criar um círculo de amizades que nos impulsionem, nos elogiem e que se alegrem conosco. E ter discernimento para fugir dos pessimistas, antes que nos afetem com seu veneno mortífero.