Saúde

HECI: mais de 200 profissionais formados em Residências em Saúde

O residente recebe uma bolsa, durante o período de 02 ou 03 anos, de acordo com a duração do programa. Vale ressaltar que todos os residentes são médicos formados e que a residência é uma especialização com orientação de preceptores de elevada qualificação ética e profissional.

Por: Redação em 23 de fevereiro de 2021

Credenciado desde 2008 pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), os Programas de Residência Médica do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim se consolidam como uma das especializações médicas mais importantes do Sul do Estado do Espírito Santo, já tendo formado mais de 95 médicos especialistas, sendo mais de 70 na especialidade de Clínica Médica. O hospital é pioneiro entre os hospitais do sul do estado a formar residentes nessa especialidade.

Nesta terça-feira, 23 de fevereiro às 14h, haverá a cerimônia de encerramento da 12ª turma de residência médica em Clínica Médica a 1ª turma em Cirurgia Básica, a 2ª turma de Medicina de Família e Comunidade, a 4ª turma de Anestesiologia, 4ª turma de Ginecologia Obstetrícia e a 5ª turma de Cardiologia Clínica.

Atualmente o HECI disponibiliza 23 vagas em nove especialidades, sendo elas: Anestesiologia; Cardiologia Clínica; Cirurgia Básica; Clínica Médica; Ginecologia e Obstetrícia; Medicina de Família e Comunidade; Neonatologia; Mastologia e Medicina Intensiva – as mais recentes aprovações. O hospital tem pretensão de ampliação de vagas e outras especialidades para o ano que vem.

O residente recebe uma bolsa, com valor definido conforme legislação vigente, atualmente sendo custeada pelo Ministério da Saúde e por recurso próprio, durante o período de 02 ou 03 anos, de acordo com a duração do programa. Vale ressaltar que todos os residentes são médicos formados e que a residência é uma especialização com orientação de preceptores de elevada qualificação ética e profissional vinculados ao hospital.

“A residência de Clínica Médica e Cirurgia Básica são formações da área básica. E depois eles podem se especializar em uma área específica.”, conta Tainah Lugon, secretária do Centro de Estudos. Esse ano, alguns residentes de Clínica Médica do HECI tiveram aprovações em grandes instituições, como a Rede D’Or e USP. Na cardiologia, tivemos aprovações na UNIFESP e no Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que os programas encerram em 28/02/2021, e ainda tem mais resultados a serem divulgados.

Para a oncologista Sabina Aleixo, Coordenadora da Comissão de Residência Médica, é uma felicidade e um orgulho muito grande ver os resultados dos seus residentes. “Eles saem daqui muito bem preparados, a gente fica orgulhoso também vendo que viramos um hospital-escola, fazendo com que o nosso hospital realmente seja um hospital completo, em que a gente tem ensino, educação e saúde, formando profissionais para atuar em qualquer lugar do Brasil”.

Dra Sabina Aleixo

 

Além do pioneirismo na residência em Clínica Médica, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, também é o primeiro a ofertar Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde no Sul do Estado, especialização que consiste em pós-graduação lato sensu, modalidade de treinamento em serviço, destinada às profissões da saúde, excetuada a médica. O programa tem duração de 02 (dois) anos, com carga horária mínima de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta) horas, distribuídas em 60 horas semanais (teórica, teórico-práticas e práticas) em caráter de dedicação exclusiva. Esse ano, o programa forma sua 4ª turma, e a cerimônia de encerramento será realizada no dia 25/02/2021.

Iniciado em 2015 em parceria com o Centro Universitário São Camilo/ES, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CNRMS) para ofertar os programas em Atenção ao Câncer e Intensivismo/Urgência e Emergência, nas áreas de enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição, psicologia e serviço social.

O HECI tem por objetivo, através da oferta dos programas, favorecer a inserção qualificada dos profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS), e conseqüentemente servir à população com atendimento de elevado padrão e qualidade. Os processos seletivos são ofertados anualmente, de acordo com os critérios das CNRM e CNRMS e por definições das Comissões de Residência Medica (COREME) e Multiprofissional (COREMU) do HECI.