Saúde

HECI forma 15 novos médicos residentes

Credenciado desde 2008 pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), os Programas de Residência Médica do Hospital Evangélico de Cachoeiro se consolidam como uma das especializações médicas mais importantes do Sul do ES.

Por: Redação em 1 de março de 2021

 

Credenciado desde 2008 pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), os Programas de Residência Médica do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim se consolidam como uma das especializações médicas mais importantes do Sul do Estado do Espírito Santo, já tendo formado mais de 110 médicos especialistas, sendo mais de 78 na especialidade de Clínica Médica. O hospital é pioneiro entre os hospitais do sul do estado a formar residentes nessa especialidade.

Na última terça-feira, 23 de fevereiro, às 14h, ocorreu a cerimônia de encerramento das turmas de residência médica do hospital. Formaram neste dia, a 12ª turma de residência médica em Clínica Médica a 1ª turma em Cirurgia Básica, a 2ª turma de Medicina de Família e Comunidade, a 4ª turma de Anestesiologia, 4ª turma de Ginecologia Obstetrícia e a 5ª turma de Cardiologia Clínica.

Como em outros anos, alguns residentes do HECI, continuarão sua jornada de aprendizado e contribuição fora do estado. Até o momento, foram divulgados dois resultados. Mateus Marinho Nogueira Soares, que acaba de se formar em Clínica Médica, irá cursar Residência em Oncologia Clínica, na USP (Universidade de São Paulo). “Desde que eu entrei na faculdade eu já pensava em fazer onco, e aqui no Hospital Evangélico eu tive certeza, como aqui é o hospital de referência, a gente vê pacientes oncológicos todo dia, o dia inteiro”.

Outro resultado já divulgado, foi a aprovação em Eletrofisiologia Clínica Invasiva na Rede D’Or, do formando em Residência em Cardiologia Clínica, Agliberto Baliano Careta Júnior, natural de Castelo. “Já é a minha segunda residência aqui no Hospital Evangélico, aqui eu tive um aprendizado muito maior do que no próprio período de faculdade. O hospital tem um campo de prática muito bom”.

Para a Dra.Sabina Aleixo, coordenadora do COREME (Coordenação de Residência Médica), o que fica é o sentimento de orgulho e a sensação de dever cumprido. “Foi um ano difícil para todos os residentes, eles trabalharam muito devido à pandemia, e tiveram que estudar nos horários vagos. Tivemos alunos com bons resultados e isso mostra para a gente que o HECI está no caminho certo. Esses residentes são o futuro da saúde”.