Saúde
Hospital Evangélico promove vacinação para colaboradores
O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) sempre preocupado com o bem estar dos seus pacientes e também dos seus colaboradores promoveu nesta sexta-feira (21/08) a segunda etapa da campanha de vacinação contra Tríplice Viral e Pneumo 23.
Por: Redação em 21 de agosto de 2020
O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) sempre preocupado com o bem estar dos seus pacientes e também dos seus colaboradores promoveu nesta sexta-feira (21/08) a segunda etapa da campanha de vacinação contra Tríplice Viral e Pneumo 23, que segundo a enfermeira do trabalho da instituição Graciane Aparecida Dadalto, protegem, respectivamente contra sarampo, caxumba rubéola, pneumonia, entre outras. Esta última foi recentemente liberada para os profissionais de saúde.
Enfermeira do trabalho da instituição Graciane Aparecida Dadalto
Nesta entrevista exclusiva, ela explica outras nuances sobre vacinação e a relação com o trabalho.
1 – A vacinação é muito importante para as pessoas. Por que o SESMT exige que o trabalhador esteja com o cartão de vacina atualizado?
O setor de medicina do trabalho acompanha desde a admissão do colaborador a sua situação vacinal, ter as vacinas em dia é uma obrigatoriedade para iniciar suas atividades, essa é uma das medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores, medida essa imposta por Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
2 – Quais são as principais vacinas exigidas para um trabalhador?
É fundamental que o colaborador esteja com o cartão de vacinas completo, apresentando todas as vacinas. Entretanto, os profissionais de saúde devem ter as seguintes vacinas: Tétano, Difteria, Hepatite B, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e pneumocócica.
3 – Em tempos de pandemia pela covid-19, essas exigências aumentaram?
Ainda não temos uma vacina contra o coronavírus, portanto a maneira de se proteger no momento é seguir todas as recomendações que são orientadas pelo Ministério da Saúde como distanciamento social, higienização das mãos, e é claro, utilizar de maneira correta todos os equipamentos de Proteção Individual que são preconizados a cada atividade.
4 – Quais vacinas passaram a ser exigidas no cartão de vacina do trabalhador com a chegada do coronavírus?
Não aconteceram alterações em relação às vacinas exigidas, porém em razão da pandemia, o Ministério da Saúde antecipou nesse ano a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a fim de auxiliar na triagem e diagnóstico dos casos de coronavírus.
5 – Acredita que quando a vacina da Covid-19 chegar, ela poderá entrar na lista de exigências de vacinas para o trabalhador?
Acredito sim que será incluída nas vacinas obrigatórias para o trabalhador, principalmente para o trabalhador da área da saúde, assim como acredito que o trabalhador da área da saúde deve ser um dos grupos com prioridade para receber a vacinação, quando essa for disponibilizada.