Saúde

Mais de mil crianças de até 9 anos já testaram positivo para Covid-19 no ES

Para especialistas, esse número pode ser ainda bem maior, já que como crianças e adolescentes costumam apresentar poucos sintomas da doença, muitas acabam não passando pelos testes.

Por: Redação em 10 de julho de 2020

Ao longo do período da pandemia de coronavírus, um total de 1.029 crianças na faixa etária entre zero e nove anos de idade já testaram positivo para a doença no Espírito Santo. Somando-se os adolescentes na faixa dos 10 aos 19 anos a esta conta, o número chega a 2.995 infectados.

Para especialistas, esse número pode ser ainda bem maior, já que como crianças e adolescentes costumam apresentar poucos sintomas da doença, muitas acabam não passando pelos testes.

De acordo com o coordenador regional da Sociedade Brasileira de Pediatria, Rodrigo Aboudib, já existem algumas explicações da medicina para o fato de as crianças, em geral, serem afetadas de forma menos severa pelo vírus.

“As crianças possuem uma expressão menor de uma proteína chamada ECA tanto em sua fossa nasal quanto no pulmão. Essa proteína, que é conversora de angiotensina, facilitaria a entrada do vírus nas células. Como as crianças possuem uma quantidade menor dela, a criança teria uma carga viral menor e, por conseguinte, uma doença em uma forma mais simples”, explicou.

Outra possibilidade, segundo o especialista, é que, devido ao fato de crianças terem muitas viroses, elas poderiam desenvolver uma imunidade cruzada com outros vírus.

Mas, apesar de este ser o comportamento mais comum do coronavírus em crianças, Rodrigo Aboudib alertou que o vírus também pode ser fatal para elas.

“Graças a Deus é uma parcela muito pequena da população infantil que desenvolve uma forma sistêmica, inflamatória, que é extremamente grave e demanda tratamento em UTI”, explicou.

Por isso, todos os cuidados devem ser tomados.