Saúde

Unimed Oncologia alerta para a importância do diagnóstico precoce

Nesta sexta-feira, 27, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Unimed Oncologia – referência no atendimento e tratamento de câncer na região Sul do ES, alerta para a importância da prevenção, da detecção precoce e do tratamento adequado da doença.

Por: Redação em 27 de novembro de 2020

Médicos Oncologia e cirurgiões

 

O câncer está entre as quatro principais causas de morte no mundo. No Brasil, dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que ocorrerão 625 mil novos casos de câncer no triênio 2020-2022. Nesta sexta-feira, 27, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Unimed Oncologia – referência no atendimento e tratamento de câncer na região Sul do Espírito Santo, alerta para a importância da prevenção, da detecção precoce e do tratamento adequado da doença.

“Fatores como envelhecimento, crescimento populacional, aspectos socioeconômicos, tabagismo, vida sedentária, obesidade e alta exposição ao sol contribuem para o aumento da incidência e da mortalidade por câncer. As causas da doença, entretanto, são diversas, passando também por fatores genéticos e distúrbios no organismo, até à exposição prolongada a agentes tóxicos”, explica o médico oncologista e coordenador médico da Unimed Oncologia, Raphael Luzório.

O especialista afirma que a doença, causada pelo crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos, pode surgir em qualquer parte do corpo. No entanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros. Segundo o Inca, o câncer de pele não melanoma é o mais incidente no Brasil, com 177 mil novos casos estimados até 2022.

A perspectiva do Instituto indica que nos homens, com exceção do câncer de pele não melanoma, os tipos de câncer mais frequentes serão próstata (29,2%), cólon e reto (9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,9%) e cavidade oral (5,0%); enquanto que nas mulheres os cânceres de mama (29,7%), cólon e reto (9,2%), colo do útero (7,4%), pulmão (5,6%) e tireoide (5,4%) figurarão entre os principais.

“Quando identificado precocemente, o câncer pode responder melhor a um tratamento eficaz. O diagnóstico precoce é relevante na maioria dos casos da doença. Já durante o tratamento, o planejamento terapêutico do paciente deve  o analisá-lo por inteiro, considerando, por exemplo, alterações no peso, perfil psicológico, reações ao processo de quimioterapia, entre outros aspectos”, completa o médico.

Estrutura integral de atendimento na região Sul

O diretor de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Gediel Xavier, destaca que, em 2020, a Unimed Oncologia passou por uma grande ampliação em sua estrutura, mantendo um espaço exclusivo, moderno e humanizado, para os atendimentos de clientes oncológicos no Hospital Unimed. O escopo de especialidades disponíveis aos clientes também aumentou, com atendimentos de Oncologia, Hematologia, Mastologia, Cirurgia Oncológica, Radiologia Intervencionista e Genética Médica.

Com uma estrutura e equipe qualificada para o tratamento completo de câncer, sem que o cliente precise sair da região Sul, no Hospital Unimed são realizados procedimentos de alta complexidade e minimamente invasivos. São oncologistas, cirurgiões e radiologista capacitados para oferecer um atendimento de excelência aos clientes, junto com a equipe multidisciplinar da Unimed Oncologia. O diretor explica que o uso de tecnologia de ponta na unidade fornece as ferramentas necessárias para o diagnóstico e o tratamento mais preciso da doença, além de possibilitar que os clientes passem menos tempo internados quando necessário.

“Hoje somos a única unidade na região Sul a contar com serviços de Radiologia Intervencionista, possibilitando a realização de procedimentos minimamente invasivos sem a necessidade de cortes cirúrgicos, localizando com precisão o alvo do procedimento e tornando-o seguro e eficiente para o paciente. Também mantemos a exclusividade no serviço de Genética Médica, com uma medicina mais personalizada, com maior precisão e melhor alcance dos diagnósticos, para tratar diversas formas de câncer”, finaliza Xavier.

 

DJ Josh Simon