Saúde

O avanço nos cuidados com a saúde com o Hospital do Câncer

Ofertar facilidade na saúde, cuidar da população e entregar o melhor para a população do Espirito Santo é uma das missões do Dr. Bruno Resende.

Por: Redação em 26 de setembro de 2022

 

Ofertar facilidade na saúde, cuidar da população e entregar o melhor para a população do Espirito Santo é uma das missões do Dr. Bruno Resende, que falou um pouco com a Revista Leia sobre o grande projeto do Hospital do Câncer e Saúde.

O que você acha que está faltando hoje no ES?
No que se refere à saúde, precisamos investir na descentralização dos serviços. Levar o acesso para mais perto das pessoas, nos municípios, evitando, assim, a famosa “ambulâncioterapia”, onde os pacientes são transportados em longas distâncias, aumentando o risco e o custo. Como fazer isso? Aumentar a oferta de serviços, principalmente, na média e na baixa complexidade nos municípios, nos hospitais de menor porte, e melhorar a oferta de serviços ambulatoriais de especialidade. Precisamos reaver a oferta de serviços que antigamente se tinha nos CRE’s, que depois passou a ser Rede Cuidar. Hoje, há um deficit de ofertas de serviços em consultas de especialidade. Então, precisamos compatibilizar a oferta ambulatorial e também a oferta de vagas hospitalares.

Quais são os avanços que o Hospital do Câncer e Saúde pode trazer para o Espírito Santo? O que você acredita que pode mudar em nosso Estado com a construção desse hospital?
O Hospital do Câncer será um marco na história capixaba, um hospital com a vocação única de cuidar da integralidade dos pacientes de câncer. Esse hospital vai ter, além de uma área específica e humanizada com foco no cuidado ao paciente de câncer, tecnologia de ponta para oferecer o melhor tratamento. Serão 120 leitos de enfermaria, 20 leitos de CTI, quatro salas cirúrgicas e toda uma área de humanização e acolhimento para o paciente com câncer. Quando nós temos um espaço exclusivo na Oncologia, possibilitamos a melhora do serviço, a maior expertise da equipe e um cuidado mais integral à saúde do paciente. Sem dúvida, assim, como o hospital de Barretos é uma referência na América Latina no tratamento de câncer, vamos fazer do hospital de Cachoeiro também uma referência local, nacional e, por que não sonhar, para toda a América Latina também.

Qual o primeiro passo para o hospital sair do papel e começar a tomar forma?
Precisamos ter força política para fazer com que os recursos cheguem de fato ao Hospital Evangélico, para que possamos tirar o projeto do papel e levantar esse hospital. Parar de apenas sonhar e começarmos, de fato, a transformar esse sonho em realidade, levando acesso aos pacientes de câncer do nosso querido Espírito Santo.