Saúde

O Dia do Médico

Para ser um bom médico é preciso ter muitas qualidades: conhecimento técnico, habilidades de comunicar e relacionar, liderança positiva, compaixão, resiliência e valores duradouros que são vitais para ter uma profissão madura, autoconsciente, autocrítica e autoconfiante.

Por: Redação em 19 de outubro de 2020

No dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico. A medicina é uma das áreas profissionais mais nobres do mundo. Servir a humanidade é um gesto grandioso e louvável. Mesmo sendo uma profissão de prestígio, o exercício profissional, por diversos fatores, é cheio de desafios e preocupações que deixam a rotina exaustiva. A boa notícia é que esses desafios podem ser transformados em oportunidades para você se desenvolver e ser melhor a cada dia.

Para ser um bom médico é preciso ter muitas qualidades: conhecimento técnico, habilidades de comunicar e relacionar, liderança positiva, compaixão, resiliência e valores duradouros que são vitais para ter uma profissão madura, autoconsciente, autocrítica e autoconfiante.

O segredo para ter sucesso é identificar soluções sustentáveis ​​para a profissão e equilibrar a necessidade de lidar com todos os desafios e problemas que rodeiam a profissão por meio do desenvolvimento integral do seu potencial.

Médico e o Desenvolvimento integral do potencial humano
Desenvolver integralmente o seu potencial te prepara para ter equilíbrio e lidar com os desafios e mudanças da sua vida pessoal e profissional. O autoconhecimento e a sua relação no ambiente que está inserido contribui para o seu florescimento e evolução para conquistar a felicidade e plenitude.

Outras inciativas importantes para exercer a profissão são:
Resiliência
Ser resiliente não é somente ter a capacidade de adaptar às mudanças e lidar com os problemas da vida profissional e pessoal, mas também, como se preparar, renovar e recarregar as energias no dia a dia. O excesso de trabalho e ficar por muito tempo na zona de estresse afeta o equilíbrio físico e mental, por isso tenha hábitos saudáveis, pratique atividades físicas, alimente-se corretamente e cultive o lazer e hobbies.

O descanso é essencial para renovar e recarregar as energias. Um médico resiliente é um médico descansado. Coloque o descanso em sua rotina, durma mais, tire um tempo para fazer nada, exatamente, nada. Nesse momento, não fiquei de olho no celular, não pense em trabalho, pense em você, ou então, não pense em nada. Deite e relaxe. Esse é o seu momento de contribuir com a sua saúde, bem-estar e a capacidade de ser melhor a cada dia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define que “o bem-estar é quando alguém percebe seu próprio potencial, pode lidar com os estresses normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para ela ou sua comunidade”.

Relacionamento
Ninguém faz nada sozinho. Você precisa ter um bom relacionamento com pacientes e todos os membros da equipe hospitalar – da profissional de limpeza até a alta gestão.

A construção do relacionamento profissional é pautada no respeito mútuo. Manter um relacionamento saudável com a equipe faz com que o trabalho seja mais gratificante e garante uma sinergia alinhada com as atividades profissionais realizadas.

Boas relações com outros médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde fortalecem a relação médico-paciente e melhoram o atendimento ao paciente. Isso é um ciclo, se você é agradável e tem um bom relacionamento com os membros da sua equipe, eles serão agradáveis com os pacientes também.

Ensinar e aprender
Trabalhe de forma que possa ensinar e aprender. Compartilhar conhecimentos e acompanhar o quanto alguém aprendeu e cresceu diante das suas orientações é gratificante. Ouvir e aprender contribui com o seu crescimento pessoal e profissional.

Humanização
No momento de incertezas, sofrimento, tristeza e ansiedade você é a pessoa fundamental para garantir o alívio, conforto e gerar segurança, confiança e esperança para o paciente. A relação humana deve ser baseada na confiança e respeito, independente da classe social, cor e gênero. A humanização na prática médica requer uma maior aproximação com o paciente.

Um atendimento humanizado exige uma comunicação eficaz, com abertura para ouvir pacientes, respeitar suas opiniões, responder os questionamentos de forma clara e compreensível e mantê-los informados sobre o seu quadro clínico.

A humanização dá sentido à medicina e é um gesto grande e nobre. Resgate diariamente a humanização no atendimento ao paciente, coloque em prática o amor, o afeto e a empatia com o próximo e dissemine essa cultura com toda a equipe hospitalar.

Um atendimento humanizado com o paciente exige um relacionamento baseado no respeito, confiança, transparência e boa comunicação entre todos os profissionais da saúde envolvidos. Sua equipe precisa estar centrada nas necessidades dos pacientes, a ponto deles se sentirem parte daquele grupo, uma relação de afeto.

Inteligência Emocional
A inteligência emocional requer habilidades para gerenciar suas emoções e compreender os sentimentos do grupo que está envolvido. Não é apenas a capacidade de lidar com problemas e estresse, mas poder prosperar mesmo em momentos difíceis.

Por isso é fundamental desenvolver o autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e habilidade de relacionar-se para controlar suas emoções e tomar as melhores decisões.

A medicina pode ter uma rotina exaustiva, com momentos de estresses e preocupações, porém, mais do que nunca, você precisa ter uma postura integralmente desenvolvida para garantir o seu bem-estar emocional, resiliência e capacidade de desenvolvimento para exercer sua profissão em plenitude.

 

Unimed Sul Capixaba realiza campanha

Com o objetivo de agradecer o comprometimento e a dedicação, sobretudo em tempos da pandemia da Covid-19, a Unimed Sul Capixaba realiza campanha alusiva ao Dia do Médico, cuja data será comemorada no domingo, dia 18 de outubro. A cooperativa ressalta que todas as profissões são importantes, mas que, em 2020, uma foi ainda mais essencial: a do médico. “A todo momento, foram e são fundamentais o envolvimento e a dedicação de cada médico, que atuou muitas vezes em longas jornadas para que a Unimed Sul Capixaba se mantenha superando os desafios da pandemia e preste atendimento com qualidade e segurança aos seus clientes”, ressalta o diretor-presidente Leandro Baptista.