Saúde

Papai Noel surpreende crianças internadas no Hospital Infantil (HIFA) de Cachoeiro

Com as mudanças, até o Papel Noel pensou em um plano B para surpreender os pequenos em tratamento na instituição. O Bom Velhinho trocou o trenó pelo veículo da EDP, que foi utilizado para que ele acessasse as janelas das enfermarias.

Por: Redação em 26 de dezembro de 2022

 

Com o aumento dos casos de COVID-19, a programação de Natal no HIFA Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim, precisou passar por adequações. Com as mudanças, até o Papel Noel pensou em um plano B para surpreender os pequenos em tratamento na instituição.

O Bom Velhinho trocou o trenó pelo veículo da EDP, que foi utilizado para que ele acessasse as janelas das enfermarias. O colaborador da empresa, que foi Papai Noel por um dia, trouxe fortes emoções, arrancou sorrisos e espalhou a magia do Natal em cada janelinha do HIFA.

“A ideia é mais uma vez levar acalento e um pouco de alegria a eles nessa data tão significativa, de renascimento e renovação da esperança. Como em todas as datas festivas, seja dia das crianças ou mesmo Natal, sempre somos procurados por pessoas de coração bom que pretendem fazer algum trabalho voluntário, e nós enquanto hospital filantrópico acolhemos cada uma dessas pessoas e buscamos incluir dentro da nossa programação, buscando alternativas mesmo quando há algum tipo de restrição, como o cenário da COVID-19, por exemplo”, explicou a coordenadora de Marketing, Karina Peixoto.

O pequeno Arthur Oliveira Gonçalves, de sete anos, além da visita do Papai Noel, ganhou como presente a alta hospitalar no dia 24. “Sabemos que o momento mais difícil para os pais é ter um filho internado, ainda mais no Natal. É um período em que as famílias se encontram e cria em nós e nas crianças certa expectativa. Eu e minha esposa nos vimos nessa situação pela primeira vez. O problema do nosso filho não é grave, mas causa transtorno. O Natal mexe com o nosso psicológico e com a equipe fazendo a visitação no hospital, deu para perceber o quanto é importante esse tipo de ação. Deu para ver a carinha de felicidade deles, que até esquecem o local onde estão naquele momento. Foi muito emocionante ver as crianças sentirem aquela alegria”, contou o papai do Arthur, o eletricista Ramon Gonçalves Jorge.

Ainda como parte da ação, o Grupo Poder Ajudar percorreu os corredores internos do hospital, vestidos de super-heróis. Eles usaram performance característica de cada personagem para fazer brilhar os olhinhos dos pequenos.

“Levar a alegria para as crianças é ver o olhinho brilhando e a emoção de ganhar um presente em um momento tão complicado que eles estão passando aqui. E isso ajuda tanto no psicológico como na melhora da saúde em si, eu acredito”, disse a integrante do grupo, a almoxarife, Isabela Scaramussa.

A Lila Pinho, empresária e coordenadora do Projeto Espaço Criança Feliz mais uma vez também fez parte do Natal do HIFA com a entrega de presentes. “Participar dessa ação foi muito especial. A presença do Papai Noel no hospital e as crianças observando pela janela foi lindo, e a COVID não atrapalhou o clima de Natal. Para nós, foi importante ter participado e arrecadado esses presentes, que foram distribuídos. Só sinto gratidão por ter estado junto na ação e poder ter levado esperança para esses papais e crianças no hospital”, disse Lila Pinho, empresária e coordenadora do Projeto Espaço Criança Feliz, que doou brinquedos.

Papai Noel da EDP 

O responsável por dar vida ao Papai Noel e levar esperança para as crianças, foi o eletricista da EDP, Iracildo Cândido, que se emocionou com a ação. Além dos familiares presentes, ele também contou com o ajudante do Papai Noel, José Carlos Vaz Pedrazzi.

Para a EDP, a ação simboliza um Natal de alegrias para as crianças. “Nosso Papai Noel voluntário, o Iracildo aceitou de imediato o convite. Ele gostou de participar e agradeceu por esse momento. Ele também levou toda a família para ver de perto. Foi um momento de alegria para as crianças e para nós que participamos. Faz bem para o nosso coração também”, contou Isaías Martins Junior, supervisor da EDP.  

“O nosso grupo de voluntariado da EDP tem uma parceria com o HIFA. Nossa intenção é sempre levar alegria para as crianças, e esse ano a proposta foi diferente e mais emocionante. Crianças é sinônimo de alegria, e nesse momento elas dependem que levemos alegria para elas. É satisfatório levar alegria, independente de quem seja, e dessa vez foi para as crianças”, completa Isaías.

A solidariedade está no ar 

E mais pessoas se disponibilizaram em ajudar a transformar o Natal das crianças. Como todos os anos, a enfermeira Elisabete Sales esteve no HIFA Aquidaban no dia 25, fazendo entregas de presentes. Os brinquedos são fruto de doação do contramestre de capoeira Franquismar Sales, que realiza um trabalho incrível com crianças em Vitória.

Também no dia de Natal recebemos três sacolas enormes com bolas de doação de um médico, que preferiu não se identificar. Segundo ele, o eu objetivo foi duplo, ajudar as crianças e ensinas os filhos a importância da solidariedade.