Crônicas

Praça Central em Marataízes

Quantas reuniões realizadas, quantos documentos enviados à Prefeitura e até audiências foram agendadas e canceladas pelos Prefeitos.

Por: Marilene Depes em 13 de janeiro de 2020

Resido no Centro de Marataízes há décadas, e nesse tempo os moradores reivindicavam a reforma e melhoria da Praça Central. A retirada das peixarias já foi um grande progresso, já que a praia do centro estava constantemente imunda pelos resíduos. Algumas pequenas interferências foram realizadas, tudo feito de forma amadora, tipo um quebra galho. E durante o verão a praça se entulhava de ambulantes, barracas de um povo nômade que nela se alojava sem um mínimo de higiene, afinal não havia fiscalização que possibilitasse o respeito à ordem pública. E os governos se revezavam, projetos lindos eram divulgados e nada acontecia, só promessas. Quantas reuniões realizadas, quantos documentos enviados à Prefeitura e até audiências foram agendadas e canceladas pelos Prefeitos. Quantas desculpas esfarrapadas, que o IBAMA ou o IEMA, por algum motivo, não aprovava os projetos. E ano após ano só desânimo, as melhorias iam acontecendo no entorno de Marataízes e o centro cada vez mais abandonado.
No ano de 2018 o Prefeito Tininho Batista anunciou a obra de revitalização do centro, só acreditamos por conta dos tapumes que cobriram toda extensão da praça durante o verão. Povo e comerciantes reclamando muito e eu feliz da vida, ouvia as máquinas e entendia que a obra de infra estrutura estava sendo realizada. E durante todo ano de 2019 estive em Marataízes e fui acompanhando a evolução da obra. A primeira surpresa foi com a sua extensão, o espaço cresceu de forma surpreendente, e em cada intervenção um toque de bom gosto e a certeza de um projeto arquitetônico perfeito. Tudo muito além do que imaginava, e essa não é a minha percepção, é a de todos que desfrutam da beleza e da comodidade da nova Praça Central.
Não entendo de obras, de projetos, mas entendo de beleza e funcionalidade. E a cada dia mais detalhes estão sendo acrescentados – iluminação, locais próprios para comércio de alimentos e bebidas, pistas de caminhada e ciclovias, paisagismo, academia ao ar livre, pista de acesso à praia com acessibilidade para deficientes e idosos, quadras esportivas, espaço para diversão das crianças, quiosques, deck revitalizado e muita gente caminhando feliz, curtindo ou simplesmente apreciando toda beleza que finalmente os turistas e moradores podem desfrutar. Marataízes inaugura nova fase em sua história e o seu título de Pérola Capixaba ressurge com todo seu esplendor. Apenas uma ressalva – shows com som alto demais, no mais tudo perfeito.