Saúde

Proteja seus olhos do COVID-19

É muito comum durante o dia coçar os olhos de forma inconsciente, e por isso devemos sempre estar com as mãos limpas e higienizadas

Por: Leonardo Oliveira em 20 de março de 2020

Este é um momento em que ouvimos muitas informações e desinformações quanto ao Coronavirus ou Covid-19. Mas, será mesmo que lembramos que o coronavírus pode também ser contraído através dos olhos?
Já se sabe que o contágio do COVID-19 começa pelas mucosas (regiões úmidas do corpo como boca, nariz e também os olhos), locais esses que se encontram muitas vezes expostos e vulneráveis ao contato com microorganismos.
É muito comum durante o dia coçar os olhos de forma inconsciente, e por isso devemos sempre estar com as mãos limpas e higienizadas com água e sabão ou o álcool em gel 70%.

Uma importante proteção natural que nossos olhos tem é o filme lacrimal, que é rico em células de defesa e tem uma composição equilibrada de elementos que garantem a umidificação adequada e a “limpeza” imediata de partículas que por ventura caiam nos olhos. O uso de colírios lubrificantes para quem fica muito exposto ao ar condicionado ou ventilador é muito útil como uma ajuda extra em manter os olhos umedecidos adequadamente.

Olhos vermelhos e lacrimejando junto a febre e quadro gripal devem ser sinais de alerta para a saúde, pois apesar da incidência de conjuntivite associada ao coronavírus ser pequena, cerca de 2 a 3%, a prevenção e os cuidados são de extrema importância.

Vale lembrar que não somente o contato das mãos aos olhos podem causar a contaminação, mas também as gotículas que ficam no ar expelidas pela respiração ou fala de quem está contaminado. Essas gotículas na maioria das vezes espalham-se pela sua roupa, pela maçanetas de portas, botões de elevadores, e todos os outros veículos que utilizamos em comum por meio do toque das nossas mãos.

É recomendado neste período de risco de contágio que pessoas que utilizem lentes de contato optem por usar com mais frequência os óculos, pois são uma proteção a mais, e sempre fazer periodicamente uma boa higienização dos mesmos com água e sabão, pois além de se prevenir do vírus, limpa as lentes de forma mais eficaz. Lembre-se, a melhor prevenção, é higienizar suas mãos, e principalmente não se expor. O melhor tratamento é não se infectar.

Leonardo Oliveira é médico há 16 anos, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) {Insta} @drleonardooliveira – {contato} (28) 99923-5734 {facebook} @drleonardooliveira