Paladar
Risoto de Shitake
Ele é rico em proteínas, faz bem para a imunidade, tem propriedades anticâncer, entre outros benefícios.
Por: Camila Misse em 13 de julho de 2020
O cogumelo shitake, chamado cientificamente de Lentinula edodes e escrito popularmente “shitake”, é um tipo de cogumelo comestível nativo do leste asiático. Ele é rico em proteínas, faz bem para a imunidade, tem propriedades anticâncer, entre outros benefícios. E além de todos os benefícios possui sabor incrível. O risoto pode ser servido acompanhado de um belo filé minhom ou como uma boa opção de refeição vegetariana para quando queremos impressionar. Bom apetite.
Ingredientes
1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli; 1 cebola pequena picada; 2 dentes de alho picados; 1/2 taça pequena de vinho branco; 1 litro de caldo de legumes; 1 colher de sopa de azeite de oliva; 2 colheres de sopa de manteiga; 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado; 1 embalagem de cogumelos shitake (100 ou 150 g, depende se quer um risoto mais recheado).
Modo de preparo
Corte o shitake em fatias laminadas depois de bem limpo. Prepare o caldo de legumes. Mantenha este caldo no fogo baixo durante a preparação do prato. Inicie fritando a cebola e o alho em 1 colher de azeite e 1 de manteiga. Quando começar a dourar jogue o cogumelo e refogue um pouco. Em seguida, jogue a xícara de arroz, sem lavar. Refogue um pouco e jogue o vinho branco por cima deste refogado. Mexa bem, quando evaporar o vinho comece a jogar o caldo de legumes, com uma concha grande jogue o caldo sem deixar o arroz secar, mexendo sempre. Continue mexendo e jogando o caldo, experimente de vez em quando para verificar o ponto do arroz. Quando chegar no ponto al dente desligue o fogo, jogue o queijo parmesão, o restante da manteiga e misture tudo muito bem, até derreter a manteiga e oqueijo. Sirva.