Saúde

Saiba como ajudar o Banco de Sangue do HECI

Doar sangue é um ato de solidariedade, é muito simples e não afeta a saúde do doador. Por ser fundamental, em cirurgias, e, em outros procedimentos para preservar a vida humana, cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Por: Redação em 9 de janeiro de 2023

 

Doar sangue é um ato de solidariedade, é muito simples e não afeta a saúde do doador. Por ser insubstituível e fundamental, em cirurgias, e, em outros procedimentos para preservar a vida humana, cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

A necessidade de sangue nunca tira folga, segundo a enfermeira do Banco de Sangue do HECI, Wanda Bravin, os estoques atuais estão super baixos, necessitando de todos os tipos sanguíneos. Por ser um período de férias, acaba que as pessoas deixam de doar.

É importante lembrar que durante o período de férias o grande número de viagens pode contribuir para o aumento de emergências nos hospitais.

Para doar, é necessário levar documento de identificação; estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg (doadores com idade entre 16 e 17 anos devem apresentar termo de autorização assinado pelo responsável); não estar em jejum; ter dormido no mínimo 6 horas; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e fumado na última hora.

Não é permitido doar quem faz uso de drogas ilícitas; quem tenha vivenciado situações ou comportamentos propícios para infecções sexualmente transmissíveis e quem teve hepatite após os 11 anos de idade.

Quem fez tatuagem ou maquiagem definitiva, colonoscopia, endoscopia, ou colocou piercing, deverá aguardar seis meses para realizar a doação.

Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (28) 3526-6166.

O Banco de Sangue do Heci, localizado no Hospital Evangélico, no bairro Ferroviários, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e sábado, das 7h às 11h.

Para realizar a doação, não é necessário fazer agendamento. A orientação é para que grupo com mais de cinco doadores apenas ligue para comunicar que está indo, para que os colaboradores consigam organizar o espaço e evitar aglomerações.

Hoje a captação de bolsa de sangue tem sido baixa, apenas uma média de 15 bolsas por dia, sendo que, o ideal seria a doação de 40 bolsas de sangue.  Devido  à população da região, os tipos sanguíneos mais necessitados são, A- e O-.

Vale ressaltar que o Banco de Sangue do HECI é responsável pela demanda do próprio hospital e pela demanda de mais 15 hospitais do sul do estado.