Saúde

Saiba como evitar crises de sinusite e rinite quando o tempo está seco

O tempo seco, tão frequente nessa estação do ano, favorece a sinusite e a rinite, bem como outras alergias. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar nesta terça-feira em algumas regiões do Brasil chegou a atingir apenas 20%.

Por: Redação em 28 de julho de 2021

 

O inverno prepara bem o território para que doenças do sistema respiratório façam a festa. O tempo seco, tão frequente nessa estação do ano, favorece a sinusite e a rinite, bem como outras alergias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar nesta terça-feira em algumas regiões do Brasil – principalmente no Centro-Oeste — chegou a atingir apenas 20%.

A alergista e imunologista do Labsa+ e LAFE, Priscila Osório, explica que, quando o ar está muito seco, ele acaba irritando o trato respiratório, o que facilita crises alérgicas.

— Essa baixa umidade relativa do ar pode desidratar a mucosa respiratória e diminuir os cílios de proteção que temos no nariz. Isso acaba por favorecer alergias e até a proliferação de bactérias — aponta a médica.

A rinite, um tipo de alergia, compreende justamente uma inflamação na mucosa respiratória. Seus sintomas envolvem espirros, coceira no nariz e garganta, coriza e obstrução nasal. Já a sinusite pode ser uma complicação dessa crise alérgica.

Osório ressalta que é possível que pessoas que não apresentam predisposição para alergias respiratórias também tenham sinusite, uma vez que esta, na maioria das vezes, é causada por uma infecção bacteriana. Essa doença acrescenta na lista de sintomas da rinite a possibilidade de dores de cabeça, tosse e até mesmo febre.

Esses sintomas parecem familiares? A imunologista alerta que o mais indicado para diferenciar crises respiratórias da Covid-19 é procurar uma avaliação médica e realizar um teste:

— Tendo febre já é possível excluir rinite alérgica, por exemplo. Mas não é possível cravar um diagnóstico de sinusite nesses tempos de pandemia. Isso só pode ser feito após a realização de um teste da Covid-19.

Para evitar dores de cabeça, é importante saber como se proteger no tempo seco. Confira cinco dicas para estar bem preparado para essa tarefa e evitar crises alérgicas, como a rinite, e infecções bacterianas, como a sinusite.

1. Evitar poeira
Ácaros são inimigos da saúde respiratória, principalmente de quem já tem predisposição de alguma alergia. Uma boa dica é deixar sempre a casa limpa e arejada, fazendo com que o ar circule e favorecendo a própria umidade dele. Lavar aqueles cobertores e casacos que estavam esquecidos no armário antes do inverno também é recomendado para tirar o cheiro de mofo.

2. Hidratação
Manter a quantidade de líquido consumido por dia é fundamental para evitar uma série de problemas de saúde e, nesses casos, não seria diferente. Tente beber no mínimo dois litros de água por dia, pois mesmo em temperaturas mais baixas é preciso repor a hidratação dele. O uso de soros no nariz e nos olhos também são excelentes, uma vez que ajudam a umedecer áreas mais sensíveis ao tempo seco.

3. Hábitos saudáveis
Assim como a hidratação, essa dica ajuda demais o organismo a se manter saudável. Procure ter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas — de preferência ao ar livre — regularmente. Isso ajuda o corpo a estar bem preparado para combater possíveis inflamações e infecções.

4. Bacia de água
Um forma de driblar a baixa umidade relativa do ar e tornar um ambiente menos seco é colocar uma bacia de água nele. Isso pode ajudar a evitar o ressecamento da mucosa respiratória, além de aliviar desconfortos em crises alérgicas já manifestadas.

5. Busque tratamento
Se mesmo com todos os cuidados você ainda continua apresentando quadros de crises alérgicas repetidas vezes, procure a ajuda de um alergista. Assim é possível realizar testes e iniciar uma imunoterapia específica para cada caso. O tratamento costuma ter duração de três a cinco anos.

 

Fonte: Saiba como evitar crises de sinusite e rinite quando o tempo está seco – Jornal O Globo