Saúde

Serviço de Cardiologia HECI: 20 anos salvando vidas

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim completa duas décadas e se tornou referência em cirurgia cardíaca em adultos e crianças.

Por: Redação em 7 de dezembro de 2020

O superintendente do Hospital Evangélico de Cachoeiro, Wagner Medeiros Júnior

 

Aquela realidade distante, quando as pessoas precisavam buscar atendimento médico em outros municípios, porque Cachoeiro de Itapemirim não tinha oferta suficiente para algumas especialidades, acabou. Isso se deve ao trabalho que hospitais como o Evangélico vem desenvolvendo na cidade, com equipamentos de ponta e médicos que são referências em suas áreas.

Há 20 anos, a primeira cirurgia cardíaca foi realizada no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Hoje, é especializado em doenças cardiovasculares, pediátrica e em adultos. O HECI é referência para todo o Estado e com um dos menores índices de mortalidade em cirurgias de coração no país.

O médico que realizou a primeira cirurgia cardíaca no HECI foi Luiz Daniel. “Ao longo dessas duas décadas conseguimos acompanhar toda a evolução que a medicina teve. Tanto que o Espírito Santo tem a menor mortalidade em cirurgia de coronária do país e nós, dentro do Espírito Santo, temos a menor taxa entre os municípios capixabas. Então, em Cachoeiro de Itapemirim, podemos dizer que é a menor taxa de mortalidade em cirurgias coronárias do país. Isso nos deixa muito felizes e confiantes que estamos no caminho certo”, comentou Luiz Daniel.

Dr. Luiz Daniel realizou a primeira cirurgia cardíaca no HECI

 

Quem começou toda essa trajetória vitoriosa foram os médicos Luiz Bento, Luiz Rezende, Paulo Sasso, além de Luiz Daniel. Com eles, participaram da fundação do serviço de cardiologia do hospital Ediraldo Jacinto, Álvaro Maurício, Magnus Machado, Gilberto Dian, José Rezende, Marileira Batista e Andrea Casagrande.

“O HECI foi o primeiro serviço do estado do ES a oferecer angioplastia primária para os pacientes do SUS, priorizando a saúde cardiovascular dos capixabas. A demanda de procedimentos torna o serviço de hemodinâmica um centro com grande expertise para tratamentos das coronariopatias, salvando muitas vidas desde sua inauguração em 2000”, ponderou o médico Paulo José.

“Antes, todas as cirurgias desse tipo e exames feitos pela hemodinâmica eram realizados em Vitória, então, muitas vezes, não dava tempo do paciente do Sul do Estado chegar até lá. Com a abertura do Instituto do Coração no Hospital Evangélico, isso mudou e todos foram beneficiados”, lembra o superintendente Wagner Medeiros Júnior.

O Hospital Evangélico é o único do Sul do Estado especializado em doenças cardiovasculares em neonatos, pediátricas e em adultos e realiza mais de 400 cirurgias cardíacas por ano. O local possui equipamentos de última geração, além de centro cirúrgico e de unidade coronariana, especializada no tratamento de pacientes adultos com problemas cardíacos que correm alto risco e necessitam de cuidados intensivos com monitoramento 24h.

Dos atendimentos prestados à população, 90% são realizados pelo SUS e o restante por convênios ou particulares. Além de atender aos capixabas, a instituição, que é filantrópica, tem sido procurada por pacientes de outras partes do Brasil.

 

Dr. Luiz Bento, um dos fundadores do serviço de cardiologia do HECI

 

“Hoje nossos atendimentos já extrapolam as fronteiras capixabas. No ano de 2019, atendemos pacientes de 20 estados do Brasil e de todos os municípios do Estado do Espírito Santo. Isso é uma mostra de um trabalho bem feito que foi consolidado”, comemora o superintendente.

“São 20 anos de cirurgias cardíacas no Hospital Evangélico. Na verdade, é um filho que cresceu e nos enche de orgulho. Batalhamos muito para dar o pontapé inicial em tudo isso, mas valeu a pena cada esforço. Hoje, podemos oferecer tratamento digno e de eficiência para todos os pacientes, independentemente de sua origem”, comentou o médico Luiz Bento, um dos fundadores do serviço de Cardiologia.

Dr. Paulo José lembra que a grande demanda de procedimentos torna o serviço de hemodinâmica um centro com grande expertise para tratamentos das coronariopatias, salvando muitas vidas desde sua inauguração em 2000

 

Cardiologia Pediátrica

Quando o assunto é cardiologia pediátrica, o Hospital Evangélico também é destaque. O Hospital Evangélico foi o primeiro do Estado a ser credenciado para esse tipo de serviço pelo SUS. “Somos referência da macrorregião sul em maternidade de alto risco e primeiro serviço de referência em Cardiologia Pediátrica do ES.

Todos os recém-nascidos (RN’s) que nascem no HECI são avaliados pelo pediatra e são submetidos ao teste da oximetria. Qualquer alteração que ocorra como sopro cardíaco, dispneia ou cianose, os RN’s são imediatamente avaliados pela cardiologia pediátrica e quando necessário levados para a UTIN para realizar tratamento clínico seguido de cirurgia cardíaca ou intervenção percutânea no laboratório de hemodinâmica. Este tipo de conduta linear de cada RN que nasce em nosso serviço minimiza em muito o risco da criança receber alta sem diagnóstico de cardiopatia congênita”, enfatizou a médica Andressa Mussi.

Ela acrescentou que vale ressaltar que a cardiopatia congênita é a segunda causa de morte em nosso país em crianças até 30 dias de vida, e a taxa de mortalidade neonatal até o sétimo dia de vida é responsável por 52% de óbitos no primeiro ano de vida. Além disso, todos os outros neonatos cardiopatas internados nos hospitais do sul do estado são transferidos categoricamente para o HECI, assim como RN’s de outras cidades do estado do ES que necessitam de cirurgia ou tratamento intervencionista que estão na rede.

Dra. Andressa Mussi