Saúde

Sicoob Sul realiza 3ª fase do Projeto Prevenir

Para uma das pacientes o projeto é muito importante para que as mulheres tenham oportunidade de se cuidar e saberem como anda a saúde e se for o caso receber um diagnóstico precoce e se tratar o quanto antes.

Por: Redação em 29 de novembro de 2022

 

O Projeto Prevenir, proporciona instrução, prevenção e detecção precoce, e tratamento de câncer de mama, com exames e consultas custeadas pela cooperativa até seu diagnóstico final e abrange os estados do Espírito Santo e Rio do Janeiro.

Dividido em 3 etapas, a edição deste ano conta com 1.500 mulheres inscritas para a realização de exames de mamografias realizadas nos hospitais São José do Avaí, em Itaperuna-RJ; Álvaro Alvim, em Campos dos Goytacazes-RJ e no Hospital Evangélico, em Cachoeiro de Itapemirim.

No dia 18 de novembro foi realizada a 3ª etapa em Cachoeiro, no Hospital Evangélico, onde 60 mulheres que apresentaram alguma alteração nos exames passaram por consulta médica e avaliando a necessidade de novos exames e quais os procedimentos que deverão ser administrados. Caso haja algum caso confirmado, o SUS entrará com tratamento imediato.

Para uma das pacientes o projeto é muito importante para que as mulheres tenham oportunidade de se cuidar e saberem como anda a saúde e se for o caso receber um diagnóstico precoce e se tratar o quanto antes.

Segundo a médica oncologista Sabina Aleixo, o projeto faz a diferença na vida de muitas mulheres. “Além de oferecer a mamografia, estamos conseguindo realmente fazer uma prevenção com diagnóstico precoce, ainda serão realizadas as biópsias. As vezes o acesso é difícil por grande parte da população e com o projeto elas conseguem exames de qualidade, exames complementares e consulta com especialistas. O diagnóstico precoce do câncer na fase inicial tem chance de cura de até 90% e o objetivo é descobrir a doença nessa fase”, destacou Sabina.

O presidente Rubens Moreira, do Sicoob Sul, destacou a importância de ações sociais realizadas pela cooperativa e com isso cumprindo um dos pilares do cooperativismo que é contribuir socialmente com as comunidades onde atuam. “O projeto é um sucesso e estamos muito felizes pela sua realização, pelo décimo ano”.