Paladar

Torta Capixaba

Na confecção da torta são usados diversos frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito.

Por: Camila Misse em 13 de abril de 2020

 

A torta capixaba se tornou, junto com a moqueca, um dos pratos típicos mais famosos do nosso estado. Ela é um mix especial de culturas, tanto dos colonizadores europeus quanto de índios e africanos. Na confecção da torta são usados diversos frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito. E na semana santa não poderia faltar a receita dessa delicia que tanto nos representa. Bom apetite.

Ingredientes:

2 unidades de tomate picado
2 unidades de cebola picada
4 dentes de alho
30 ml de azeite
30 g azeitona verde inteira
30 ml de suco de limão
30 g de coentro picado
30 g de cebolinha picada
100 g de palmito picado
100 g de siri desfiado
100 g de camarão sete barbas
100 g de sururu
100 g de bacalhau dessalgado e desfiado
3 unidades de ovos
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Faça moqueca do siri e uma do camarão, retire todo o caldo, deixando o mais seco possível. Cozinhe o palmito, processe e reserve. Refogue o bacalhau em azeite e alho e reserve. Escalde o sururu e reserve. Prepare um refogado com azeite, cebola, alho e leve ao fogo com o palmito, espere até desaparecer a água e ganhar consistência. Junte as moquecas, o bacalhau, o sururu e o palmito em uma panela, leve ao fogo mexendo até evaporar a água. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco. Bata as claras até ponto de neve, misture com as gemas, adicione parte das claras batidas com a gema ao preparo. Coloque o preparo em uma panela de barro, leve ao forno, por uns 30 minutos, retire do forno coloque o restante das claras em neve batidas com a gema por cima, finalize com as azeitonas e a cebola em rodelas, deixe assar até dourar. Sirva com arroz branco.