Saúde

Yoga: um santo remédio em tempos de pandemia

Rompimento brusco de rotina, ausência de contato físico, luta contra um “inimigo invisível” e até mesmo a inexistência de uma data definitiva e real para o retorno a vida “normal”; são apenas algumas das características que fazem parte do cenário pandêmico atual que vivemos.

Por: Redação em 11 de fevereiro de 2021

Rompimento brusco de rotina, ausência de contato físico, luta contra um “inimigo invisível” e até mesmo a inexistência de uma data definitiva e real para o retorno a vida “normal”; são apenas algumas das características que fazem parte do cenário pandêmico atual que vivemos. Todas essas particularidades, em conjunto, colaboram para um aumento de estresse e ansiedade desenfreada.

Então como encontrar, em meio a tantas incertezas, angústias e recolhimento social, um ponto de paz, equilíbrio e relaxamento, sem sair de casa? Para algumas pessoas, essa pergunta já tem resposta: yoga.

“Estamos em janeiro e o celular do estúdio não teve descanso. A procura pela prática aumentou consideravelmente e o que mais chamou minha atenção foram os contatos feitos pela manhã, bem cedo ou de madrugada, o que me leva a crer que o aluno estava num estado de insônia ou ansiedade. Yoga e meditação, foram as parceiras perfeitas durante a quarentena e será, na minha visão, a grande chave pós pandemia”, comentou Silvia Helena, professora de yoga em Cachoeiro.

 

 

Ela conta que também tem feito esse trabalho dentro de algumas empresas. “Tenho contratos firmados já com algumas empresas em Cachoeiro. Tenho também parceria com profissionais da saúde para que juntos, cada um com seu conhecimento e especialidade, possa oferecer saúde mental e emocional, não só em tempos de pandemia”, acrescentou Silvia.

Ela vem atendendo presencialmente, respeitando todos os protocolos, desde setembro do ano passado. “Mas estamos preparando uma plataforma de aula on-line que possa ser ofertada de forma clara e segura aos praticantes”, disse.

E para quem tem curiosidade de saber como a yoga funciona, Silva explica: “Yoga, assim como meditação, pede apenas que o praticante pare, se sente num tapetinho de yoga (ou mat) e pare de oferecer estímulos externos e se volte a si mesmo e através da prática, para que ele volte a se perceber a se escutar e a escutar o que seu corpo tem pedido para que haja menos estresse, menos ansiedade, menos pânico. Esse é o caminho para uma vida mais equilibrada e feliz”.