Artigo

A não violência contra os idosos

Em nosso Estado os municípios com mais denúncias de violência são Vila Velha, Cariacica e Serra.

Por: Marilene Depes em 29 de maio de 2023

15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. Em geral elas ocorrem dentro de casa e as maiores vítimas são as mulheres, num total de 15.7 de idosos que sofrem violência.
Em nosso Estado os municípios com mais denúncias de violência são Vila Velha, Cariacica e Serra. Caso se tenha conhecimento de uma pessoa idosa que sofre violência, os órgãos de atendimento para oficializar denúncia e buscar atendimento são os CREAS, que atende os casos de violação de direitos, o Serviço da Polícia Militar e a Delegacia da Mulher.
O atendimento é feito através de boletim de ocorrência, inquérito, internação compulsória e medidas protetivas. A violência vem crescendo, em 2020 houve 53% de aumento de denúncias de violência contra os idosos. Os maiores violadores dos direitos dos idosos são os filhos e o quantitativo de denúncias são de ameaças, maus tratos, abusos financeiros, violência física e abandono.
O Espírito Santo possui 574.000 idosos. Em 2030 29% da população será de idosos e se prevê que em 2030 a população idosa vai superar a de crianças até 5 anos. Só que em três Estados brasileiros isso já acontece: Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Felizmente o nosso Estado é o segundo com maior expectativa de vida no país.
Para dar um basta no ciclo da violência, o ideal seria intensificar mais na prevenção, ao invés de investir nos atendimentos. E implementar políticas públicas para acabar com a violência, além de focar na educação dos jovens no sentido do acolhimento e respeito à pessoa idosa. E denunciar, a violência é crime e quem se omite é cumplice.