Artigo
Sensibilidade animal
Fui criada entre os animais, numa família apaixonada por cães, gatos, pássaros e outros mais, comuns na roça. O amor e respeito por eles foram transmitidos às novas gerações, filhos e netos possuem cães e gatos.
Por: Marilene Depes em 12 de maio de 2025
Fui criada entre os animais, numa família apaixonada por cães, gatos, pássaros e outros mais, comuns na roça. O amor e respeito por eles foram transmitidos às novas gerações, filhos e netos possuem cães e gatos, e se superaram, porque enquanto possuímos cães de raça que protegem nossa casa, eles demonstram a forma mais concreta de amor, adotando filhotes abandonados e animais de rua.
Tenho preferência pelos cães, talvez pela dificuldade em equilibrar cães com gatos sem que ocorram tragédias. Cães bravos dificilmente convivem com gatos, só quando criados juntos. Em nossa casa pássaros e saguis residem harmoniosamente pelo quintal, porém sempre numa altura segura das investidas dos cães, o espaço e a arborização o permitem, além de se regalarem com as frutas.
Na casa de praia colocamos alimento para gatos e pássaros, o quintal tem ficado coberto de canários. Quando inauguramos a Vila Aconchego também alimentávamos pássaros e a varanda lotava de canários. Depois foram surgindo gatos de rua, saguis em quantidade e uma família de lagartos e só sobraram os pássaros maiores, os pequenos só nas árvores. Os gatos tomaram conta da área, chegavam magros, sujos, esfomeados. Meus familiares alimentam, castram e aqueles que aceitam a hospitalidade vão ficando. Chegam feios, sujos, arranhados e logo se transformam em gatos bonitos, de pelo brilhoso, e afáveis conosco e com os idosos.
Dos adotados três se estabeleceram, uma gata linda que foi chamada de Princesa, um branco de pelo liso, olhos azuis, o Loro, e um comum que recebeu o nome de Chiquinho. Chiquinho também adotou uma idosa, curte seu colo e até dorme com ela, e incrível por ser a idosa mais impaciente e irritadiça da Vila, mas se desmancha de amores por Chiquinho. Os outros já se foram, a Princesa adoeceu e sumiu. O Loro machucou o focinho, teve feridas próximas aos olhos e nenhum tratamento deu resultado. Também sumiu.
Gatos possuem uma sensibilidade incrível, só se achegam em quem lhes retribuem seu afeto, são naturalmente seletivos, eles que adotam seus humanos. E ao perceberem que se aproxima seu final, somem para não causarem sofrimento àqueles que cativaram. Aprendi a amá-los e a admirar a sensibilidade que extrapola nosso entendimento.