Paladar

A receita da nobreza russa que ganhou o mundo

A origem do strogonoff , ou estrogonofe, é incerta, mas o nome sugere que tenha sido na Rússia. A história mais aceita é que a família Stroganov, rica e de linhagem nobre, empregava um chef particular francês.

Por: Redação em 30 de outubro de 2023

 

A origem do strogonoff , ou estrogonofe, é incerta, mas o nome sugere que tenha sido na Rússia. A história mais aceita é que a família Stroganov, rica e de linhagem nobre, empregava um chef particular francês. Na época, as famílias russas poderosas apreciavam a cultura francesa – e um chef criou uma receita especial para o Conde Grigory Stroganov, nos anos 1700. O nobre tinha problemas persistentes e, para facilitar a digestão, o chef adaptou um prato francês, o Fricassé de boeuf (em tradução livre, Fricassé de carne), feito com pedaços de cozidos de carne, misturando-os ao creme de leite. Já na Revolução Russa, em 1917, o prato acabou sendo exportado para o exterior. Na China, onde alguns nobres russos emigraram, o prato ganhou a companhia do arroz, e no Brasil, a adição da batata palha e também a possibilidade de substituir a carne vermelha por frango ou camarão.

Ingredientes

160g de filé mignon; 8g de cebola branca picada; 3g de alho triturado; 10g de cogumelos paris; 3g de sal; 3g de pimenta moída; 8g de mostarda dijon; 20g de molho roti; 50g de creme de leite; 5g de salsa picada

Modo de preparo

Aqueça uma frigideira. Enquanto ela aquece, pique o filé-mignon em tiras. Tempere a carne com sal e pimenta e reserve. Quando a frigideira estiver quente, coloque o azeite e selecione as tiras de carne. Depois da carne selada, com cebola e alho. Refogue bem e adicione os cogumelos cortados em rodelas. Coloque a mostarda, o creme de leite e, depois o roti. Acerte o sal e a pimenta. Deixe o molho reduzir bem. O cor ideal do strogonoff é de um café com leite claro. Depois, finalize com a salsa.