Crônicas

Brás é bom

Vencedor de seis mandatos e suplente num sétimo, não descreverei sobre seu desempenho na Câmara Municipal onde, segundo informações, apresenta bons projetos e é bastante participativo.

Por: Marilene Depes em 23 de novembro de 2020

Seu lema é simples e honesto como ele, um político que se identifica com o povo de forma direta, o que lhe dá retorno considerável. Sou moradora da Vila Rica há quarenta anos, e lembro-me dele numa oficina de bicicletas e nos bares que gostava de frequentar, hábito que abandonou há trinta anos, quando entrou para o grupo de alcóolicos anônimos AA.

Vencedor de seis mandatos e suplente num sétimo, não descreverei sobre seu desempenho na Câmara Municipal onde, segundo informações, apresenta bons projetos e é bastante participativo. O que posso afirmar, como testemunha, é que sua atuação comunitária é excelente. Ele é o verdadeiro representante do povo, o poder não lhe subiu à cabeça, usa o terno para as sessões e no bairro se veste como seus eleitores. Lembrei-me de um ex-vereador que conheci numa comunidade simples onde residia, e ali realizava um trabalho social que favoreceu sua eleição. O encontrei em alguns eventos, de terno e com uma postura tão arrogante que imaginei, esse é vereador de um só mandato. Posteriormente já perdeu duas eleições.

Voltando ao Brás, ele é o elo entre a Vila Rica e a Prefeitura, aqui não se pede obras e serviços ao Prefeito e secretários, todos se comunicam diretamente com o vereador que faz a articulação. No telefone e no whatapp está sempre à disposição, acompanha obras, fiscaliza, e numa atitude de respeito por quem o elegeu, não entra em confronto direto com o executivo, o que não o impede de exercer seu poder fiscalizador. Foi responsável pela drenagem que solucionou alagamentos constantes no bairro, pelo projeto da Escola Anísio Ramos, a quadra da Escola Áurea Bispo Depes, serviços de água, esgotos, iluminação, a reforma da praça com implantação da academia, pavimentação e limpeza constante nas ruas e indicação para compra do terreno para construção do posto de saúde, entre outras…
Brás é um cidadão alegre, e de bom humor conversa com todos demonstrando consideração e respeito. Na divulgação do resultado das eleições fui observando que seu nome não aparecia na lista de prováveis eleitos, logo imaginei, não contabilizaram os votos do CIE e do Anísio Ramos, dito e feito, Vila Rica novamente fechou com ele. Em todos esses anos aqui surgem e desaparecem candidatos com votação inexpressiva, enquanto Brás está nas ruas ouvindo e atendendo as demandas. Vereador para se eleger e reeleger tem que ter reduto e conserva-lo durante o mandato, não adianta aparecer só na época das eleições, o povo é esperto e o resultado aparece nas urnas. Por conta disso reafirmo: Brás Zagotto é bom!