Paladar

Comer miolo do pão francês engorda? Saiba se é mito ou verdade

O miolo do pão pode, sim, contribuir para o aumento do consumo calórico diário, mas ressalta: O que de fato engorda é o consumo excessivo de calorias, associado ao baixo gasto calórico.

Por: Redação em 21 de março de 2023

 

Comer o miolo do pão francês engorda? Certamente você já ouviu essa pergunta por aí e fomos atrás da resposta sobre esse alimento que é presença garantida no café da manhã ou lanche da tarde de muitos brasileiros. Tão queridinho por aqui, que até tem uma data para chamar de sua: 21 de março é o Dia do Pão Francês.

O miolo do pão pode, sim, contribuir para o aumento do consumo calórico diário, mas ressalta: O que de fato engorda é o consumo excessivo de calorias, associado ao baixo gasto calórico. Muito dificilmente alguém vai engordar quilos de gordura por causa do miolo do pão exclusivamente, a não ser que consuma em quantidades enormes.

E tirar o miolo do pão deixa o alimento menos calórico? Sim! Uma unidade de pão francês possui, em média, 50 gramas e contém aproximadamente 140 calorias. A retirada do miolo do pão pode reduzir cerca de 10 a 15% das calorias deste alimento. O ideal é não usar opções de pão francês que passem de 50 gramas.

 

Pode comer pão todo dia?

Então, como consumir o pão francês, também chamado de pão de sal ou cacetinho, de uma maneira saudável? A quantidade que podemos comer por dia varia de acordo com o objetivo de casa pessoa. Pessoas que estão em processo de emagrecimento geralmente podem comer de uma a duas unidades por dia, dentro de uma dieta bem calculada e balanceada, com cerca de 20% da ingestão calórica diária. Já as pessoas que estão em processo de superávit calórico, para maior ganho de massa muscular, geralmente podem comer mais.

A dica é prestar atenção ao “recheio” do pão. Em vez de comê-lo com manteiga, margarina, linguiça e queijos amarelos, ele sugere que o pão francês seja consumido com alimentos mais ricos em proteínas e com baixo teor de gordura, como o queijo cottage, creme de ricota light, patê de frango ou atum, carne moída magra e ovos mexidos.

Há contraindicação no consumo do pão francês?

As pessoas que possuem patologias gastrointestinais já instaladas, como a síndrome do intestino irritável, disbiose intestinal, doença celíaca e reto colite devem zerar o consumo de glúten permanentemente ou temporariamente. Lembre-se sempre de consultar seu médico ou nutricionista nesses casos.

 

Fonte: Comer miolo do pão francês engorda? Saiba se é mito ou verdade | Alimentação e Saúde | Receitas (globo.com)