Artigo

Dia Mundial de Prevenção do AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil e a responsável por causar incapacidade no mundo, em torno de 70% das pessoas que sofrem um derrame não retorna ao trabalho depois do acidente vascular cerebral.

Por: Redação em 27 de outubro de 2022

Dr Diego Loureiro Carvalho

 

Dia 29 de outubro é considerado o Dia Mundial de prevenção do AVC. O acidente vascular cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil e a responsável por causar incapacidade no mundo, em torno de 70% das pessoas que sofrem um derrame não retorna ao trabalho depois do acidente vascular cerebral e 50% apresentam algum grau de dependência para realizar suas atividades de vida diária. A informação é a principal forma de prevenir e buscar ajuda rapidamente.

O AVC acontece quando o fluxo de sangue que vai para o cérebro é interrompido subitamente. Ou, então, quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral. Entre as causas dessas ocorrências, estão a malformação arteriovenosa cerebral (MAV), os aneurismas, hipertensão arterial, cavernomas.

Sinais e sintomas
É importante se atentar para os principais sintomas para saber identificar um AVC e procurar ajuda médica o mais rápido possível, afinal tempo é cerebro. Então, fique atento se você ou alguém próximo apresentar algum dos seguintes sinais sintomas:

• Perda de consciência
• Fraqueza de um lado do corpo;
• Dificuldade para falar;
• Perda de visão;
• Alteração da fala
• Dormência de um lado do corpo
• Confusão mental e sonolência

Como evitar
É importante conhecer os fatores de risco que aumentam as chances de sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico.
– Sedentarismo, má alimentação, sobrepeso, obesidade, tabagismo, uso de drogas e excesso de bebidas
– Colesterol alto, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas.

 

Diego Loureiro Carvalho é médico, com Residência Médica pelo Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Correa Netto (Ermelino Matarazzo), serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e MEC; é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia; fez Estágio em Neurorradiologia Intervencionista pelo Hospital Estadual Mário Covas (Santo André – SP); está cursando estágio no Hospital São José do Avaí (Itaperuna – RJ); e mais de 20 qualificações e atividades profissionais na área de neurocirurgia.