Crônicas

Doce de Leite

Digo, apenas, que lá nasceu o amigo Juvenal. Ele, por muitos anos, foi o responsável técnico da Selita, Cooperativa de Laticínios da nossa cidade e uma referência para todos os capixabas.

Por: Sergio Damião em 22 de fevereiro de 2021

Rubem Braga, em uma de suas crônicas, enumerou as Boas Coisas da Vida. Não me recordo se o doce de leite foi incluído na lista. Mas, se não foi, tomo a liberdade e, com muita ousadia, corrijo o deslize. Falo do doce de leite para contar sobre o mineiro de Senhora de Oliveira. Na verdade, da cidade pouco sei contar. Digo, apenas, que lá nasceu o amigo Juvenal. Ele, por muitos anos, foi o responsável técnico da Selita, Cooperativa de Laticínios da nossa cidade e uma referência para todos os capixabas.

A Selita só precisa melhorar sua distribuição e tornar-se mais conhecida fora do nosso estado para que se apaixonem por seus produtos. Anos atrás, Juvenal me sensibilizou e instigou quando disse que produziria o doce de leite sem açúcar (diet). Desde que me assumi diabético, vivo a procura dos produtos sem açúcar e os que são substituídos por outro adoçante. O diabetes é uma doença onde o açúcar no sangue (glicemia) mantém-se elevado. Não precisamos esperar sinais e sintomas da doença. Pelo contrário, podemos preservar a qualidade de vida desde que se faça a prevenção das complicações da doença. Em seu início, e por longo tempo, nada sentimos ou percebemos de diferente. Uma evolução silenciosa. Pode acontecer em pessoas bem jovens. E, em pessoas com mais idade, acima dos 40 anos. Pode ser em indivíduos magros (produzem pouco insulina) e em obesos (resistência das células à ação da insulina). Portanto: a história familiar, obesidade e sedentarismo influenciam sua incidência.

Na maioria das vezes, o controle do açúcar no sangue (glicemia) pode se fazer com mudanças de hábitos – alimentar e comportamental. Sendo assim: o açúcar deve ser abolido; consumo de verduras e legumes incentivados; moderação nas massas (carboidratos) e exercícios físicos regulares para o aumento da massa muscular e melhora da ação da insulina nas células. É difícil aceitar mudanças. Mais ainda, alimentar. O poeta diria que: difícil é controlar, e moderar, o desejo em uma paixão amorosa. Nesses dois casos (paixão e gula): “Não querer é poder!” Juvenal aposentou-se e encontra-se em sua cidade natal. Na ocasião, com o seu doce diet, ajudou-me a moderar o desejo de consumir a torta de nozes que o restaurante Belas Artes produzia.