Crônicas

Mais do mesmo, até quando?

Quem me passou o vídeo achou muito engraçado, mas eu não achei. Piada machista, sem graça, insinuando que a mulher é um ser assexuado e disponível apenas para satisfazer os desejos do homem, este sim, sempre pronto para transar, mesmo que acordado em pleno sono.

Por: Marilene Depes em 19 de abril de 2021

Recebo um vídeo exibindo um casal na cama, ele dormindo e ela rolando de olhos abertos, até que não resistiu e acordou o parceiro avisando que estava com insônia. Ele arregalou os olhos todo animado e a convidou para namorarem, e a mulher imediatamente virou de lado e dormiu. O título era: Como acabar com a insônia da sua esposa.

Quem me passou o vídeo achou muito engraçado, mas eu não achei. Piada machista, sem graça, insinuando que a mulher é um ser assexuado e disponível apenas para satisfazer os desejos do homem, este sim, sempre pronto para transar, mesmo que acordado em pleno sono. Para mim ficou claro no subterfúgio da mensagem que a mulher não gosta de sexo, e quem a repassou foi categórico ao afirmar que o vídeo representa a maioria das mulheres. Conclui então que esse pode ser desejo secreto deles, que as mulheres não cobrem grandes performances sexuais, afinal como sexo não é importante para elas – assim eles imaginam, qualquer porcaria de transa mal elaborada é computada como lucro.

Passo a expor minha percepção feminina a respeito do vídeo. A mulher quando se nega ao parceiro, existem muitas hipóteses. Ou o homem é ruim demais de cama, ou é um insensível que parte para os finalmente sem passar pelos entretantos – que são as preliminares que tornam o sexo tão mais aprazível, ou é um ser grosseiro que nunca demonstra seu afeto e amor pela parceira, ou até um agressivo em qualquer das suas vertentes: atos, palavras e desrespeitos.

Durante anos trabalhamos, eu e meu marido, no Encontro Conjugal, e a palestra por nós proferida era sobre a sexualidade do casal. Impressionante o brilho no olhar das mulheres ao ouvir falar que sexo é uma força natural e desejável a todo ser humano e me espantava com as suas partilhas. E sempre ficava a certeza de que muitas dificuldades no matrimônio poderiam ser relevadas se o casal se entendesse na cama, e a certeza que a harmonia sexual é grande responsável pelos casamentos longevos e felizes. E aproveito para desfazer a concepção machista que insinua que a grande tesão das mulheres não são os bons amantes, e sim aqueles que disponibilizam cartões de crédito ilimitados, numa tentativa de difamar e desvalorizar quem somos e o que desejamos. E concluo afirmando que a sexualidade, como elã vital, permanece até o final da vida, e em ambos os sexos. A diferença é que não ficamos espalhando vídeos idiotas que denigrem nossos parceiros.