Paladar

Papa de milho

Curau, papa de milho ou canjica, só depende da região do Brasil onde você mora. É uma iguaria típica da culinária brasileira.

Por: Camila Misse em 19 de março de 2022

 

Curau, papa de milho ou canjica, só depende da região do Brasil onde você mora. É uma iguaria típica da culinária brasileira. Pode ser preparada durante todo o ano, mas é bem famosa nos festejos juninos. Preparei essa receita para a coluna dessa semana pois na minha casa todos gostam muito e sempre preparamos para o café da tarde ou café da manhã.
Ingredientes
  • 4 espigas de milho (cerca de 3 xícaras (chá) grãos debulhados)
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • canela em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo

Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Para debulhar as espigas: na tábua (ou dentro de uma assadeira grande), apoie a espiga de milho de pé e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar (se preferir, utilize um extrator de grãos próprio para milho). No liquidificador, bata o milho com o leite até triturar bem. Sobre uma panela, passe o leite batido por uma peneira, pressionando com as costas de uma colher para extrair bem todo o líquido – descarte o bagaço. Misture o açúcar, leve ao fogo médio e mexa com um batedor de arame até começar a ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo por mais 5 minutos, até formar um creme grosso – a papa engrossa de repente, se começar a empelotar ou grudar no fundo da panela, retire do fogo e mexa vigorosamente com o batedor. Com uma concha, distribua o creme em seis tigelas individuais e leve para a geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 1 hora. Sirva polvilhado com canela em pó.