Crônicas

Qualidade de vida

Como faço ginástica diariamente, num horário frequentado por pessoas que trabalham e se preocupam em manter hábitos saudáveis, chego também a conclusões de ordem prática.

Por: Marilene Depes em 1 de agosto de 2021

Duas notas em jornal chamaram-me a atenção. Uma delas citava o comentário de consultor financeiro americano a respeito do livro best-seller “Ao hábitos diários de sucesso dos indivíduos endinheirados” – em que cita como o mais importante deles para ficar rico é a prática dos exercícios físicos. A segunda nota tratava da libido dos corredores, ciclistas, caminhantes, nadadores, esportistas em geral – 80% dos homens e das mulheres que praticavam exercícios aeróbicos de duas a três vezes por semana relatavam ter uma libido acima da média. Podemos então concluir que, exercícios possibilitam alcançar melhores condições de vida e o aumento da tesão.
Como faço ginástica diariamente, num horário frequentado por pessoas que trabalham e se preocupam em manter hábitos saudáveis, chego também a conclusões de ordem prática. Muitos colegas de academia não são unicamente empresários, também fazem parte de diretorias de entidades, de clubes de serviço, o que supõe uma jornada que se estende pela noite adentro. E todas as manhãs, antes das cinco horas da manhã, já se fazem presentes na prática de seus exercícios – o que se deduz que são determinados, disciplinados, e com um elã vital acima da média.
Os exercícios físicos promovem um bem estar geral e auxiliam na liberação de cargas excessivas de estresse, comum em empresários, comerciantes, profissionais liberais, todos aqueles que necessitam exercer bem suas atividades e enfrentar as dificuldades do dia a dia, tanto econômicas quanto as que demandam no trato com outros agentes. Ginástica para essas pessoas não é uma questão de vaidade e sim de vida, vida com qualidade e abundância. E na terceira idade os exercícios físicos são de importância vital para manter a saúde cardíaca, óssea, o tônus muscular, a flexibilidade, a agilidade, e para um envelhecimento saudável e sem sequelas incapacitantes.
E quanto a libido dos praticantes de exercícios, é natural que os adeptos possuam um grau menor de ansiedade, uma maior aceitação do próprio corpo e uma dinâmica de conduta que promova o interesse na busca pelo prazer em outra atividade física complementar. Imagine uma pessoa que cuida da saúde física e mental através do exercício físico e outra que fica horas e horas diante da televisão – qual delas seria mais apta ao sexo? E lembrando que, atividade física a dois promove o crescimento da relação e uma harmonia necessária em corpos que mantém a mesma sintonia.