Crônicas

Racismo

Ledo engano, o que os americanos sabem é mostrar de forma mais realista o sofrimento do povo. O racismo é cultural e existe, muitas vezes sem que o percebamos.

Por: Marilene Depes em 22 de março de 2021

Certa vez, ao defender opinião favorável às cotas para negros, fui desafiada com a alegação de que não há racismo no Brasil. A pessoa se baseava em filmes americanos mostrando o sofrimento dos negros, e através deles tem-se a impressão que aqui, mesmo durante à escravidão, a situação foi mais amena. Ledo engano, o que os americanos sabem é mostrar de forma mais realista o sofrimento do povo. O racismo é cultural e existe, muitas vezes sem que o percebamos.
Sempre trabalhei fora, em funções que requerem muito do meu tempo, e sempre tive uma funcionária para me ajudar nas tarefas domésticas. Poucas, nesses anos todos de casada, uma que ficou quase 30 anos e a atual, que está comigo há 21 anos. Ela foi nos cativando através de suas inúmeras qualidades, entre elas ser responsável, possuir personalidade alegre e comunicativa, conviver amigavelmente com todos da casa, a ponto de ser até chamada de mãe por alguns netos. Naturalmente há uma parceria entre nós, tento deixar os ambientes organizados a fim de não sobrecarrega-la e assim vamos tocando a vida. Normalmente, ao retornar do trabalho, ao encontrar a casa limpa e cheirosa agradeço muito a Deus, pelo trabalho de quem possibilita facilitar a nossa vida.

E nessa parceria todas as sextas pela manhã eu a pego em casa e vamos às compras juntas. No supermercado dividimos a lista, ela fica com as verduras e eu com as frutas e assim por diante. Saio da academia e vou direto com roupas de ginástica e ela vai sempre bem vestida. E por duas vezes ocorreu um fato inusitado. Sou consumidora voraz de abóboras e prefiro as abóboras maranhão, bem grossas e coloridas. As pálidas eu nem olho, inclusive já tentaram que convencer que as japonesas são melhores, mais sequinhas, etc., mas prefiro as coloridas e suculentas, me fazem bem aos olhos e ao paladar. E por duas semanas minha funcionária reclamou que as abóboras não estavam bonitas, me dirigi à banca e constatei o fato. Perguntei se pedira ao responsável pela reposição para pegar no depósito e ela me informou que ele se negou, alegando não ter ou que o caminhão da entrega não havia chegado. E nas duas situações eu procurei o mesmo funcionário, fiz exatamente o mesmo pedido e ele me atendeu prontamente trazendo do depósito pedaços perfeitos de abóbora. O que nos diferencia, já que ela é mais educada, simpática e melhor vestida do que eu? A cor da pele. O alerta partiu dela, que deve sofrer situações idênticas no seu cotidiano. Racismo existe e extingui-lo é um ato de amor ao próximo.