Crônicas

Respeito as tradições

As tradições fazem parte da história das cidades, algumas são seculares, outras nem tanto, mas a manutenção dessas tradições enriquece o turismo e respeita a cultura popular.

Por: Marilene Depes em 10 de abril de 2023

As tradições fazem parte da história das cidades, algumas são seculares, outras nem tanto, mas a manutenção dessas tradições enriquece o turismo e respeita a cultura popular.

As cidades históricas de Minas Gerais são famosas pelas comemorações da Semana Santa, entre elas Ouro Preto, Congonhas, Mariana e São João del-Rei, cujas tradições remontam aos séculos passados. Nova Jerusalém, numa região árida de Pernambuco, atrai multidões para assistir a apresentação da Via Sacra a céu aberto, em que centenas de personagens se apresentam num cenário produzido com exatidão os locais e palácios da época de Jesus.

Ainda sobre turismo religioso, vale lembrar a Festa das Canoas em Marataízes, Os Passos de Anchieta, os tapetes no Corpus Christi em Castelo, e outras mais que respeitam a história e religiosidade do povo.

Em Cachoeiro, a tradição da Festa da cidade, criada por Newton Braga, mantém legados que trazem valores culturais a serem preservados, como a figura do Cachoeirense Ausente e mais atualmente do Presente, a entrega da chave da cidade no Centro Operário, o Desfile Escolar, a Festa da Praça Vermelha, a entrega das Comendas aos cachoeirenses que se destacam, pela Prefeitura e Câmara Municipal, a Procissão de São Pedro e o Baile Oficial da Festa ou Baile de Gala, evento excepcional e único de nossa cidade. Além dos mega shows que atraem o público jovem.

Quanto ao Baile de Gala, que foi suspenso durante a pandemia e que poderia não se realizar por falta de incentivos, um grupo de abnegados cachoeirenses se juntou à diretoria do Caçadores Carnavalesco Clube e ao Poder Público, a fim de não permitir que um evento de tão grande importância venha a fenecer.

Cachoeiro não pode se furtar as suas tradições, é uma cidade que dá continuidade a projetos vitoriosos como a Feira da Bondade e a Bienal Rubem Braga. O Baile de Gala é glamoroso, atrai turistas, movimenta a economia da cidade e faz parte da programação da nossa festa, que é política, cultural, religiosa e repleta de atrações.