Paladar

Saiba como escolher os vinhos perfeitos para harmonizar com o almoço de Páscoa

Este ano, mais do que nunca, a Páscoa tem um sabor especial. Vai servir bacalhau, frutos do mar ou peixes frescos? Abaixo dicas dos melhores rótulos para combinar com cada prato.

Por: Redação em 13 de abril de 2022

Vai servir bacalhau, frutos do mar ou peixes frescos? Que tal aquele chocolatinho como sobremesa? Abaixo dicas dos melhores rótulos para combinar com cada prato

Este ano, mais do que nunca, a Páscoa tem um sabor especial. Afinal de contas, nos dois últimos anos, foi difícil reunir a família para dar aquele abraço afetuoso pessoalmente e partilhar a mesa com quem a gente ama no tradicional almoço. Pensando nesse momento e nos quitutes maravilhosos que habitualmente estão presentes na mesa de Páscoa, abaixo alguns vinhos que harmonizam com cada um deles para te ajudar na escolha, afinal vinho também é tradição da data.

BACALHAU

Quando falamos em almoço de Páscoa a primeira coisa que lembramos é: bacalhau. Em seguida vem a dúvida: bacalhau vai bem com vinho branco ou tinto? Levando em consideração que peixe vai bem com vinho branco a resposta seria fácil nesse caso, mas em se tratando de bacalhau a coisa muda de figura. Bacalhau tem um sabor intenso, marcante e muito peculiar, o que nos permite um leque de opções para sua harmonização dependendo muito da forma como será preparado.

Para acompanhar os famosos bolinhos de bacalhau ou qualquer outra receita com ele frito, o ideal é um espumante geladinho ou um vinho branco com acidez elevada, como o vinho verde por exemplo.

Para receitas mais cremosas como bacalhau com natas, bacalhau espiritual e brandade de bacalhau, um vinho branco mais estruturado com alguma passagem por barrica de carvalho vai acompanhar muitíssimo bem.

Já o bacalhau assado ou a tradicional bacalhoada geralmente preparados com muito azeite, batatas, pimentões e tomates, um vinho tinto de médio corpo vai harmonizar muito bem. Só cuidado com o sal que deve estar muito equilibrado para não brigar no paladar com o tanino do vinho tinto e tornar a experiência desagradável.

FRUTOS DO MAR E PEIXES

Para quem prefere frutos do mar ou peixes frescos, mais uma vez um bom branco vai fazer bonito.

CHOCOLATE

E finalmente chegamos naquele que todo mundo sempre espera na Páscoa, o chocolate. E mais uma vez vem a dúvida: chocolate vai bem com vinho? A resposta é sim, com certeza! Claro que tudo vai depender do chocolate que você gosta. Se o seu chocolate favorito for preto, um bom vinho do Porto para beber junto vai te levar ao céu.

 

Fonte: Saiba como escolher os vinhos perfeitos para harmonizar com o almoço de Páscoa – Revista Marie Claire | Boa de Copo (globo.com)