Artigo

Sua conta bancária está virando uma bola de neve?

Cheque Especial, rotativo no cartão, crédito fácil de aplicativo, saque de limite de cartão, venda casada (também chamada de reciprocidade), juros abusivos, são apenas alguns dos exemplos.

Por: Redação em 11 de abril de 2022

Todo colaborador de uma empresa tem conta salário, todo aposentado tem uma conta para receber seu benefício, até as famílias que recebem uma ajuda como o bolsa família ou renda brasil, como queiram chamar, tem uma conta em alguma instituição financeira. E a falta de conhecimento na aquisição de produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras, se tornam uma baita dor de cabeça, quando se transformam em uma bola de neve.

Cheque Especial, rotativo no cartão, crédito fácil de aplicativo, saque de limite de cartão, venda casada (também chamada de reciprocidade), juros abusivos, são apenas alguns dos exemplos. Ter vários cartões e limites, bem como várias contas e não fazer conta do valor final de um financiamento, adquirir produtos apenas para ter liberação de crédito, são exemplos dessas armadilhas.

É importante pesquisar as condições de pagamento de cada produto e também saber as penalidades em caso de descumprimento, também é preciso ser bastante sincero consigo mesmo, se conseguirá pagar o crédito tomado, bem como os outros produtos adquiridos. Quando você já está com problemas financeiros e recorre a um empréstimo, apenas mudou de lugar o problema, mas ele continua lá e precisa ser enfrentado.

Uma consultoria honesta, do ponto de vista financeiro, é aquela que te faz enxergar toda situação, nunca apenas um ponto de vista. A solução de seu problema ou da sua necessidade, tem que ser o centro de uma consultoria assertiva. Muitas pessoas comprometem muito o seu futuro, ao fazer conta com dinheiro que ainda não recebeu, acreditando em promessas na internet que não fazem sentido na vida real (com características de pirâmide) ou esperando milagres. É aquele velho dito popular do ovo e da galinha. Quando o assunto é dinheiro, temos que deixar nossas emoções de lado, colocar a cabeça para funcionar e fazer contas.

JOÃO PAULO BARRETO, é MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FUCAPE, Gerente de Negócios do Sicredi União RS/ES e Associado Nível I do Instituto “Mais Líderes”.