Artigo

Tecnologia a serviço da justiça

Com a necessidade de isolamento social, os profissionais apresentam formas criativas de manter suas atividades, resolver problemas e levar solução para as pessoas. É assim também na advocacia.

Por: Redação em 6 de julho de 2020

 

A pandemia de coronavírus vem obrigando os diversos segmentos da economia se reinventarem e criar novas formas de oferecer serviços e produtos para a população. Com a necessidade de isolamento social, os profissionais apresentam formas criativas de manter suas atividades, resolver problemas e levar solução para as pessoas. É assim também na advocacia. No escritório da advogada Kamila Ramiro, por exemplo, a novidade é a utilização do QR Code para “despachar” com juízes.

Funciona assim: nas petições encaminhadas aos fóruns, os processos da advogada vão acompanhados de um QR Code. Ao ter acesso ao documento, o juiz pode utilizar o seu celular para acessar um vídeo dela explicando do que se trata e que tipo de providência necessita em cada caso.

Segundo a advogada, a nova forma de dialogar com os juízes tem sido bem aceita. “Inovamos com a ideia do QR Code porque o escritório precisa manter a qualidade de atendimento aos clientes. Alguns processos ainda estão pendentes de análise dos juízes. Mas, em outros, tem tido uma boa repercussão”, comentou Kamila.

O sistema tem se mostrado funcional para advogados que utilizam essa ferramenta. Em Brasília, por exemplo, um escritório aumentou em 43% chances de ganho no processo. “Como eu trabalho com previdenciário, estou utilizando o QR Code para despachar com o juiz e também mostrar a realidade que o meu cliente vive, que muitas vezes não é levada em consideração no processo. Por exemplo, um processo de aposentadoria por invalidez, no trâmite processual não tem audiência, então o juiz não conhece o autor da ação. Apenas os documentos do processo. Através desse vídeo eu levo humanidade ao processo”, acrescentou Kamila.