Artigo

A eleição do Cachoeirense Ausente

Festa de Cachoeiro, nos moldes da sua criação pelo poeta/escritor Newton Braga, é um diferencial das demais comemorações de outras cidades.

Por: Marilene Depes em 13 de junho de 2023

A Festa de Cachoeiro, nos moldes da sua criação pelo poeta/escritor Newton Braga, é um diferencial das demais comemorações de outras cidades. A figura do Cachoeirense Ausente carrega um simbolismo muito significativo, pelo carinho dos que aqui estão por aqueles que se foram. A Festa também possui outras atrações inéditas, como a Festa da Praça Vermelha e o Baile de Gala.

Com a pandemia os dois eventos, de forte apelo popular e simbólico, não se realizaram. Grupos se formaram para tentar resgatar a tradição. O Baile de Gala é o evento oficial da cidade, em que o Cachoeirense Ausente e demais autoridades recebem as merecidas homenagens. Ele acontece no centenário Caçadores Carnavalesco Clube, há 81 anos. Já foi considerado um baile da elite cachoeirense, quando famílias de grande notoriedade e recursos financeiros o patrocinava.

A realidade hoje é outra, e para não deixar morrer a tradição, um grupo que ama a cidade, a festa e o baile oficial, decidiu se reunir a fim de possibilitar a sua realização. O Clube ficou fechado por 3 anos, necessitando de manutenção e reparos. O grupo não desanimou, partiu em busca de patrocínios e da parceria da Prefeitura, e tem sido acolhido em suas reivindicações.

Concomitante a esse fato, lançou um nome para Cachoeirense Ausente, já que quem fora anteriormente convidado não manifestou interesse. O indicado, além de possuir um currículo impecável, representa duas famílias que se destacam na história da cidade, os Gonçalves e Secchin. Foi uma disputa acirrada, entre um nome conhecido e outro nem tanto, mas ambos merecedores da honraria. O grupo defendeu seu candidato, concomitantemente trabalhando para a realização do Baile de Gala. E manifestou apoio a outra candidatura, também merecedora, no próximo ano.

O candidato do grupo venceu. O Cachoeirense Ausente é Aloisio Secchin, que aprendemos a amar através do amor dos seus amigos. E é esse sentimento que nos mobiliza. O mesmo sentimento que impulsiona a realização de um Baile com a participação de várias gerações de convidados, e setores diversos de apoiadores, a fim de manter viva a história, tanto do clube quanto da cidade.