Artigo

A Festa é do povo

O primeiro é a cerimônia de entrega simbólica da Chave da Cidade, pelo Prefeito Municipal ao Cachoeirense Ausente no Centro Operário de Proteção Mútua, espaço centenário e que transpira o passado de Cachoeiro de Itapemirim

Por: Marilene Depes em 3 de julho de 2023

Dentre os vários eventos, que fazem parte da comemoração da Festa da cidade, partilho três deles.

O primeiro é a cerimônia de entrega simbólica da Chave da Cidade, pelo Prefeito Municipal ao Cachoeirense Ausente no Centro Operário de Proteção Mútua, espaço centenário e que transpira o passado de Cachoeiro de Itapemirim, através de seus personagens dirigentes e da própria história construída, em especial a memória digna e admirável do Sr. Nelson Silvam.

O segundo evento a que faço referência é o Encontro dos Amigos da Praça Vermelha, que é praça no sentido metafórico, mas para os frequentadores seu valor simbólico vai muito além. Certa vez alguém me perguntou o que se faz lá de tão agradável, que transporta pessoas de longe para o encontro. Não soube destacar programação específica, além da Banda 26 de julho e artistas da terra, mas pude esclarecer que o ponto alto da Praça é o encontro com os amigos, sejam eles aqueles que vemos com frequência e os que não encontramos há muito tempo. A Praça Vermelha transborda de amor fraterno e aí reside seu maior segredo. Muitas lideranças que idealizaram o evento já se foram, mas a tradição se mantém viva e sempre é abrilhantada pela presença de Cachoeirenses Ausente e Presentes indicados pela comissão e os indicados pela Prefeitura e Câmara Municipal. Num mundo assolado pelas divergências político partidárias, a Praça Vermelha simboliza o sonho de todos nós, que buscamos paz e fraternidade acima de tudo.

O terceiro evento é o Baile Oficial da Festa, no Caçadores Carnavalesco Clube, que a exemplo do Centro Operário, também é Patrimônio Histórico do Município, afinal o Baile de Gala já foi realizado 81 vezes consecutivas e é a maior confraternização de alegria e amizade que se tem notícia em Cachoeiro. E neste ano o Baile retornou após a pandemia, num trabalho conjunto de um grupo de amigos, amantes das tradições da cidade, totalmente repaginado, com a Orquestra da Polícia Militar fazendo a abertura, a banda Mundo & Cia com instrumentos de sopro e o ponto alto que é a entrada da Banda 26 de julho, às 5h. da manhã, tocando Meu Pequeno Cachoeiro, e sucessivamente marchinhas de Carnaval. E o raiar do dia com um farto café da manhã e os convidados acompanhando a Banda até a praça.

Destaco o apoio irrestrito do Prefeito Municipal Victor Coelho, de seus secretários municipais, em especial Fernanda Merchid Martins e Lorena Vazquez, e de inúmeros empresários, que através de seus patrocínios permitiram a realização do evento. E neste ano em especial a programação da Festa atende toda população e confirma que só uma cidade como Cachoeiro pode receber o título de Capital Secreta do Mundo.