Artigo

A geração bilíngue

Uma oportunidade no exterior, uma experiência de intercâmbio, um mercado multinacional, o crescente networking que conecta pessoas de todos os continentes. Este é o ritmo da modernidade na qual nossas crianças e a geração delas está englobada.

Por: Redação em 18 de março de 2024

Cada vez mais estamos inseridos em um mundo que valoriza a importância do Inglês na contemporaneidade dos nossos dias. Uma oportunidade no exterior, uma experiência de intercâmbio, um mercado multinacional, o crescente networking que conecta pessoas de todos os continentes. Este é o ritmo da modernidade na qual nossas crianças e a geração delas está englobada. É então que surge a pergunta de educadores e famílias – quais as implicações e contribuições do bilinguismo na formação integral do estudante? Quem, recentemente, respondeu de forma brilhante a essa questão foi a Diretora Acadêmica da Maple Bear Brasil, Antonieta Megale, afirmando que “o sujeito/estudante bilíngue tem acesso a bens culturais, informações e conhecimentos para além daqueles que ele teria só por meio da língua portuguesa”. Isso significa que um aluno bilíngue se torna capaz de desenvolver uma visão cada vez mais ampliada de mundo e sociedade, agindo de forma intencional, objetiva, eficaz e com diversas fontes de informação na tomada de decisões de suas vidas e seus caminhos enquanto profissionais, em seus relacionamentos e conexões interpessoais e como indivíduos. Nossos alunos são capazes de navegar desde a época dos Descobrimentos até às crises políticas atuais com total propriedade dos assuntos estudados. Nossos alunos são capazes de entender que a Matemática não serve apenas para resolver cálculos matemáticos, mas para resoluções nos cenários financeiros e econômicos que pautam a democracia. Nossos alunos ativam suas mentes para interpretar gêneros textuais e extrair deles lições para a vida inteira. Nossos alunos projetam o futuro que, um dia, idealizamos para o mundo.

O bilinguismo torna isso possível, expandindo as habilidades cognitivas e sociais do estudante. É desafiador, por vezes, pensarmos o que as próximas décadas reservam para esta geração de estudantes. Por isso precisamos equipá-los da melhor forma possível, com as melhores ferramentas possíveis, com a maior assertividade possível. E esse combo fechado encontramos no cotidiano nas nossas salas de aula dentro da Maple Bear. Um bilinguismo na prática, no olhar diferenciado do professor, no engajamento coletivo, na valorização da individualidade e na potencialização do nosso aluno, que entra como protagonista da sua jornada acadêmica, apoiado por uma rede de profissionais que o encorajam a ir além, a fazer a diferença e a sonhar mais alto. Não éramos nós esses alunos há tempos atrás? Não era o que nossos pais gostariam para nosso futuro? Talvez nem todos tivemos a oportunidade de alcançar esse ensino em nossas escolas… mas hoje temos filhos, sobrinhos, netos que podem estar inseridos em uma realidade educacional que um dia, lá atrás, sonhamos. Esse é o aluno que acreditamos formar na Maple Bear e na metodologia aplicada em nossas salas, preparando-os para um futuro promissor!

 

Mayara Ramos, é educadora