Crônicas

Verão 2022 – Marataízes

Minhas férias sempre foram em Marataízes, e não me convidem para nenhum outro lugar do mundo durante o verão. Minha opção é sempre Marataízes, junto a família e amigos.

Por: Marilene Depes em 31 de janeiro de 2022

Minhas férias sempre foram em Marataízes, e não me convidem para nenhum outro lugar do mundo durante o verão. Minha opção é sempre Marataízes, junto a família e amigos. Apesar do número crescente de turistas, a praia não perde o bucolismo, devido a riqueza de sua exuberante natureza, de suas praias com quilômetros de extensão embelezadas por falésias e inúmeras lagoas, e mesmo seu crescimento, através de um comércio efervesceste, não a faz perder seu aspecto familiar. E tudo isso encanta aos turistas, e estes sempre retornam.
Marataízes teve uma fase áurea, nas décadas de sessenta e setenta, pelo carnaval e shows no Iate Clube, as casas noturnas famosas, os eventos esportivos, chegando a ser denominada de A Pérola Capixaba. Recebia turistas de todo estado, de Minas Gerais, Rio de Janeiro, entre outros. A partir daí a cidade se emancipou e estagnou no tempo. O carnaval se manteve por algum tempo, com os trios elétricos que arrastavam multidões, até que perderam seu encanto. Por vários administrações houve poucos fatos relevantes, sendo os mais importantes a retirada das peixarias do centro, e a construção dos decks para contenção das águas do mar.
Contudo a praça principal continuava feia e sem atrativos, não se oferecia nada de especial aos turistas, que foram abandonado Marataízes e buscando outras praias. Nós permanecíamos, mais pelo bairrismo e as amizades. E teve início a administração de Tininho Batista, já apresentando várias propostas das quais duvidávamos. E um dia as praças principais do Centro e da Barra foram cobertas com tapumes. Por um período muitos duvidavam, e outros se mantinham repletos de esperança, afinal algo estava sendo realizado após décadas de estagnação. E os tapumes foram retirados e surgiu uma praça lindíssima, moderna, e a obra foi se ampliando, e foram construídas quadras esportivas, academias ao ar livre, quadras infantis, várias pistas de caminhadas e ciclismo. Houve uma transformação radical na apresentação da cidade, com ruas calçadas e vários projetos em torno da saúde e educação.
Neste verão destaco a decoração das praças para o Natal, os fogos no Réveillon, os shows para um público limitado, os eventos esportivos variados numa arena gigantesca montada na praia principal, a ginástica ao ar livre, o projeto “Praia para todos”, que permite aos deficientes e idosos terem acesso ao mar, os shows infantis, as bandas de música, as praias limpas e a cidade idem, a coleta sistemática de lixo, os guarda-vidas bem equipados protegendo os banhistas e a certeza de que estamos usufruindo férias tranquilas devido a segurança. E encanta a administração de Tininho com seu secretariado presente em todos os eventos, em resumo, um governo coerente e atuante. E confirmo a existência de duas Marataízes, uma antes e outra depois de Tininho. Somos só gratidão.