Life Style

Mulher: Se cuide, você é importante

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o mais comum em 140 países, entre eles o Brasil. Além do autoexame e mamografia, outra maneira de prevenir a doença é a prática de atividades físicas.

Por: Poly Rabbi em 26 de outubro de 2023

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o mais comum em 140 países, entre eles o Brasil. Além do autoexame e mamografia, outra maneira de prevenir a doença é a prática de atividades físicas.

Incluir atividades físicas como parte da rotina diária, é um ótimo começo! Hum mas eu não gosto de ir pra academia, então comece pelas coisas que possam proporcionar prazer, caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, subir pelas escadas em vez de usar os elevadores, estabelecer momentos com a família e/ou amigos para atividades ao ar livre e/ou em praças públicas são algumas opções, o importante é não desistir, 30 minutos diários são perfeitos, mas s não conseguir, pelo monos 3x na semana contribuirão para a proteção contra o câncer.

Segundo Instituto nacional de câncer (INCA) a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama. Porém, vale ressaltar que é de extrema importância consultar um médico para saber se está realmente apta para a prática de exercícios físicos, e os exercícios devem ser supervisionados por um profissional de educação física.

Estudos apontaram melhoria da qualidade de vida nos âmbitos social, emocional, capacidade funcional, estado geral da saúde, dor e, ainda, estado emocional de mulheres que participaram de um programa de treinamento com exercícios aeróbios e resistidos ao longo de 6 a 10 semanas.
Isso porque o exercício físico aumenta o volume cardíaco para suprir a demanda cardiorrespiratória e com isso melhora a troca gasosa, libera hormônios como serotonina e endorfina, que permitem maior estado de relaxamento e sensação de bem estar, reduz as citocinas pró-inflamatórias que causam dor, por meio da diminuição da massa gorda e, ainda, a falta de exercícios físicos pode causar sensação de invalidez e incapacidade para realização de tarefas diárias. Diante dos benefícios apontados por estudos científicos, não deixe para amanhã o que você pode prevenir hoje. Às mulheres que se cuidam, coloquem a sua melhor roupa e seu melhor sorriso, não pensa não, só vai!